Uma das raças favoritas nos Estados Unidos, mas pouco conhecida no Brasil. O Spaniel Bretão é um excelente cão de caça e possui um olfato bem desenvolvido.

A raça Spaniel Bretão é  antiga e originada da França. Os cães são criados desde  a  idade média e a finalidade principal era para a caça de aves. A raça é descendente do “Cão de Oysel”,que é uma variedade de raça presente na região de Callac. Estes cães foram cruzados com  outras raças inglesas como, por exemplo, os pointers, setters e springers, que foram deixados na França por caçadores ingleses.

spaniel-bretao-5

Ao longo do tempo a raça Spaniel Bretão foi se desenvolvendo e os criadores apresentaram a raça pela primeira vez no ano de 1896 em Paris e o primeiro padrão foi escrito no ano de 1908. Atualmente,a raça pode ser considerada uma das favoritas nos Estados Unidos e no ano de 1900 ela foi salva da extinção pelo criador Arthur Enaud.

Características do Spaniel Bretão

O Spaniel Bretão é um excelente caçador e tem um olfato muito bem desenvolvido. Ele tem habilidade para caçar em qualquer tipo de terreno, sendo bem ágil e esperto. A altura pode variar, em média, de 48 a 50 cm para os machos e as fêmeas podem medir entre 47 a 49 cm.

O peso também é variável sendo de 15 a 18 kg para os machos e 14 a 15 kg para as fêmeas. O pelo pode apresentar como semi-longo, fino, tendendo ao liso ou com algumas ondulações. As cores podem variar em tons como branca e laranja, branca e marrom, branca e preta, tricolor (branco, preto e fogo), ou ruão, que são pelos coloridos misturados no branco.

Temperamento da raça Spaniel Bretão

O Spaniel Bretão é um excelente cão de companhia, tendo um temperamento leal e muito bem equilibrado. São sociáveis, inclusive com crianças. Adoram brincar com o dono e conseguem aprender as coisas com muita facilidade.

Os cães desta raça precisam de atividades físicas, por isso, os donos devem fazer vários passeios longos no dia a dia. Geralmente, eles têm interação fácil com outros cães. O Spaniel Bretão consegue acompanhar o dono em qualquer tipo de atividade e, além disso, são apaixonados com água.

Os filhotes são cheios de energia e eles aprendem com facilidade os hábitos de higiene. Na escala de inteligência feita por Stanley Corey em seu livro A inteligência dos cães, a raça aparece em 19° lugar.

Saúde do cão Spaniel Bretão

O Spaniel Bretão quase não necessita de cuidados especiais, mas alguns problemas são comuns à raça  como, por exemplo, os problemas relacionados a audição e dermatite alérgica, que pode ser provocada por alergia a picada de pulgas e carrapatos.

Fotos do Spaniel Bretão

 

 

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui