Terrier Brasileiro – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

A origem dos Terriers Brasileiros, popularmente conhecidos como Fox Paulistinhas, possui duas teorias difundidas. A primeira delas é de que a raça tenha sido desenvolvida a partir do cruzamento de cães de fazendas brasileiras com exemplares de Jack Russel Terriers, trazidos da Europa para o Brasil no século 19. A segunda teoria é a de que os Fox Paulistinhas tiveram como ancestrais os Fox Terriers.

Terrier Brasileiro - Características da raça, fotos e vídeos

A raça está envolvida há muito tempo com a falta de reconhecimento de entidades de cinofilia. Em 1964 o padrão foi fixado, porém, nove anos mais tarde a Confederação Brasileira de Cinofilia voltou atrás e cancelou sua decisão, alegando que não haviam exemplares suficientes para manter a raça. A novela não acabou aí, sendo que em 1981 a atuação eficiente do Clube do Fox Paulistinha conquistou novamente os registros da Confederação Brasileira de Cinofilia, mais precisamente em 1985. E foi apenas em 1995 que a Federação Internacional de Cinofilia reconheceu provisoriamente a raça pelo período de dez anos.

Características – Padrões da raça Terrier Brasileiro

O cachorro Fox Paulistinha possui pelagem curta e lisa, com o corpo predominante branco com marcações pretas, azuis ou marrons.

Terrier Brasileiro - Características da raça, fotos e vídeos

A altura dos machos varia de 35 a 40 centímetros e das fêmeas, de 33 a 38 centímetros.  O peso não deve exceder dez quilos.

Os Fox Paulistinhas tendem a ser muito resistentes e a única preocupação de seus donos deve ser a de manter o cão livre de pulgas e carrapatos, a fim de evitar alergias e problemas de pele.

Temperamento da raça Terrier Brasileiro

Os Terriers Brasileiros são alegres, inteligentes, possuem resistência física de sobra e também muita energia acumulada. São ainda valentes, visto que quando encaram um desafio não desistem fácil e lutam até o fim, dedicados ao dono e leais.

O Fox Paulistinha é excelente cão de companhia e também de alarme, pois está sempre atento. Com relação a outros animais é ideal que o convívio seja estimulado desde cedo, a fim de se evitar problemas.

Os exemplares da raça aprendem rapidamente o que lhes é ensinado e eles demandam grandes quantidades de exercícios físicos, principalmente se viverem em apartamento.

Dicas e cuidados com a raça Terrier Brasileiro

Os Fox Paulistinhas são bastante inteligentes e, assim como aprendem rapidamente as coisas certas, aprenderão com a mesma facilidade coisas erradas. Para garantir que o cão não se torne o rei da casa, é essencial que o dono tenha pulso firme e paciência.

Fotos da raça Terrier Brasileiro

Vídeos da raça Terrier Brasileiro