A origem dos Terriers Brasileiros, popularmente conhecidos como Fox Paulistinhas, possui duas teorias difundidas. A primeira delas é de que a raça tenha sido desenvolvida a partir do cruzamento de cães de fazendas brasileiras com exemplares de Jack Russel Terriers, trazidos da Europa para o Brasil no século 19. A segunda teoria é a de que os Fox Paulistinhas tiveram como ancestrais os Fox Terriers.

A raça está envolvida há muito tempo com a falta de reconhecimento de entidades de cinofilia. Em 1964 o padrão foi fixado, porém, nove anos mais tarde a Confederação Brasileira de Cinofilia voltou atrás e cancelou sua decisão, alegando que não haviam exemplares suficientes para manter a raça. A novela não acabou aí, sendo que em 1981 a atuação eficiente do Clube do Fox Paulistinha conquistou novamente os registros da Confederação Brasileira de Cinofilia, mais precisamente em 1985. E foi apenas em 1995 que a Federação Internacional de Cinofilia reconheceu provisoriamente a raça pelo período de dez anos.

Características – Padrões da raça Terrier Brasileiro

O cachorro Fox Paulistinha possui pelagem curta e lisa, com o corpo predominante branco com marcações pretas, azuis ou marrons.

A altura dos machos varia de 35 a 40 centímetros e das fêmeas, de 33 a 38 centímetros.  O peso não deve exceder dez quilos.

Os Fox Paulistinhas tendem a ser muito resistentes e a única preocupação de seus donos deve ser a de manter o cão livre de pulgas e carrapatos, a fim de evitar alergias e problemas de pele.

Temperamento da raça Terrier Brasileiro

Os Terriers Brasileiros são alegres, inteligentes, possuem resistência física de sobra e também muita energia acumulada. São ainda valentes, visto que quando encaram um desafio não desistem fácil e lutam até o fim, dedicados ao dono e leais.

O Fox Paulistinha é excelente cão de companhia e também de alarme, pois está sempre atento. Com relação a outros animais é ideal que o convívio seja estimulado desde cedo, a fim de se evitar problemas.

Os exemplares da raça aprendem rapidamente o que lhes é ensinado e eles demandam grandes quantidades de exercícios físicos, principalmente se viverem em apartamento.

Dicas e cuidados com a raça Terrier Brasileiro

Os Fox Paulistinhas são bastante inteligentes e, assim como aprendem rapidamente as coisas certas, aprenderão com a mesma facilidade coisas erradas. Para garantir que o cão não se torne o rei da casa, é essencial que o dono tenha pulso firme e paciência.

Fotos da raça Terrier Brasileiro

Vídeos da raça Terrier Brasileiro

11 COMMENTS

  1. tenho uma cadela de 1 ano e dois meses , ela é muito agitada, caminha em circulo por mais de meia hora sem parar, é muito difícil conseguir fazer um carinho ela só quer morder, ela era de outra pessoa que tinha 2 crianças na casa, acho que maltrataram ela, ela tem muito medo.Será que isso passa com o tempo?

    • Precisa aprender a ser lider do bando, sua cadela está perdida e precisa de alguém que a guie, que preencha seu coração com amor e dedicação. Faça passeios, exercícios físicos, cães adoram passear.
      Um forte abraço.
      Rosa

  2. OI gostaria de ter um fox paulistinha mas não posso pagar por ele se sobe de alguém que esteja dando por favor lembre de mim,ele sera muito bem cuidado e terá muito carinho e amor. Agradeço desde já pela compreensão e atenção.

  3. Tenho uma fox paulistinha,foi a melhor coisa q arrumei na vida,ela é um amor,é o meu bb
    nao tem companhia melhor,nao da o menor trabalho.Recomendo!É o melhor remedio para a solidao.

  4. Quero um fox paulistinha( não sei ainda se macho ou fêmea). Quero novinho. Quero ver se parcelam o pagamento. Conheço!

  5. Simplesmente essa raça é uma obra de arte da natureza, presente para o homem. Aqui no RS é intensamente apreciada e amada, desde muitos anos atrás, nas fazendas, propriedades rurais, sendo companheiros leais, sentinelas noturnas incansáveis, bravos, mas ao mesmo tempo, inacreditavelmente, carinhosos e presentes. Ter a sorte de viver em companhia com esses bichinhos é uma grande alegria. A amizade com esse cachorro é uma coisa indescritível. É uma coisa mais que humana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here