Um cão dócil, agradável e muito inteligente. Conheça mais sobre o Terrier Tibetano!

O Terrier Tibetano é originado do Tibete. A raça já foi considerada muito importante e sagrada na China, sendo símbolo de felicidade, prosperidade e muita sorte em algumas aldeias que se localizavam no Tibete. Além disso, o Terrier Tibetano já foi dado como presente para muitos imperadores e também para chefes de aldeia. Na época, houve um grande medo que essas raças fossem extintas, e para evitar essa situação eles cruzaram o Terrier Tibetano com spaniels do Tibete.

terrier-tibetano-4

Características do Terrier Tibetano

O Terrier Tibetano tem o corpo compacto, sendo também muito vigoroso. Ele possui o porte médio, focinho preto e a raça também tem uma característica que é comum:
a presença de um bigode, mas muito discreto. Além disso, tanto as pálpebras, quanto os olhos possuem cores escuras. O corpo do Terrier Tibetano é musculoso e a cauda possui franjas, também. As patas dos cães desta raça são largas, e entre os dedos têm a presença de pelos. O Terrier Tibetano consegue andar em locais com muitas montanhas e também caminhar na neve com muita facilidade.

terrier-tibetano-3

Os cães desta raça têm muito pelo, e regulamente eles necessitam de tosa regular. A pelagem pode apresentar de várias formas, tais como: fina, lisa ou ondulada. Além disso, ela pode ter diferentes tipos de cores como branco, dourado, creme, cinza, preto, entre outros tons.

O tamanho do Terrier Tibetano é em torno de 35,6 a 40,6 para machos e as fêmeas são um pouco menores. O peso é de 8 a 13 Kg para machos e fêmeas.

Temperamento raça Terrier Tibetano

terrier-tibetano-2

O Terrier Tibetano é calmo, tranquilo e tem um temperamento muito bem equilibrado. Ele é um excelente cão de companhia, sendo também muito alegre, cativante, carinhoso e leal com o dono. Além disso, os cães desta raça são muito alegres e animados, mas com estranhos são um pouco reservado. Inteligentes, estes cães podem ser facilmente adestrados, e conseguem aprender as coisas com muita rapidez. Os cães desta raça são bons cães de guarda, porque estão sempre atentos a tudo o que acontece ao redor. São sociáveis com outros cães, também.

Saúde

terrier-tibetano-1

Os cães desta raça adoram correr, se divertir e esbanjar energia. Eles precisam de atividades físicas diárias, por isso, devem passear com frequência no dia a dia. A pelagem do Terrier Tibetano, por ser muito longa, precisa de escovação sendo, pelo menos, uma a duas vezes na semana. A expectativa média de vida dos cães desta raça é em torno de 12 a 15 anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here