A raça Tosa também é conhecida como Mastim Japonês é oriunda do século XIX e foi desenvolvida com o propósito de luta. A evolução da raça contou com a participação de outras espécies como, por exemplo, o cruzamento entre o Koshi e o Shikoku e depois, teve a contribuição de raças como Bulldog, Bull Terrier, entre outras.

raca-tosa-2

Oriunda do Japão, os cães desta raça sempre foram respeitados e reconhecidos devido a sua incrível capacidade de luta. A Tosa é uma raça rara, e tem sido muito importado para os Estados Unidos e Europa, em que são utilizados como cães de guarda e companhia.

Características da raça

Os cães da raça Tosa são robustos, imponentes e pode chegar a pesar até 90Kg. A altura varia entre 60 cm para machos e 55 cm para fêmeas. A pelagem é curta, macia e pode apresentar diferentes tipos de cores.

A cabeça é grande e os olhos são bem expressivos. As orelhas são arredondadas e, geralmente, permanecem caídas sobre a face. O pescoço do Tosa é largo, musculoso e possui algumas papadas. Os membros são firmes e a movimentação é bem vigorante e muito elegante.

Temperamento do cão Tosa

O Tosa é bem equilibrado, e ele pode ser tanto um excelente cão de guarda como companhia. São seguros de si e muito leais com a família e sobretudo com o dono, que mantém uma relação de cumplicidade e amizade.

Ele é calmo, tranquilo e protetor do local em que vive. Na presença de estranhos, o Tosa é um pouco reservado, mas não são agressivos. Além disso, são sociáveis com crianças. Estes cães são destemidos, corajosos e contam com excelente robustez física.

Saúde

A expectativa média de vida dos cães desta raça é de 10 a 12 anos, e não são muito propensos a contrair doenças. Por ser cães de grande porte, não devem ser criados em apartamento, ou seja, precisam de espaço para correr, brincar e movimentar. Eles necessitam de atividades físicas no dia a dia, por isso, os donos devem leva-los para passear.

Os cuidados são simples, porque os cães têm pelo curto, necessitando apenas de uma escovação regular e ocasional.

Fotos da raça Tosa

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui