Que tal começar a correr com seu melhor amigo e sair do sedentarismo? Ele pode ser o seu maior incentivador. Veja algumas dicas!

Sabia que o seu melhor amigo pode ser o seu companheiro de corrida? Agora, não há mais desculpa para permanecer no sedentarismo. Que tal começar a fazer atividade física? Os cães podem te incentivar a praticar a corrida, mas é necessário respeitar os limites e tomar alguns cuidados. Que tal curtir e aproveitar a ideia?

Vai correr com seu cachorro? Confira algumas dicas!

A corrida traz muitos benefícios para a saúde do seu cão: fortalece os músculos, melhora o sistema cardiorrespiratório do animal, mantém o peso e melhora a qualidade de vida por diminuir a ansiedade e prevenir doenças como câncer.

Mas, nem todos os cães podem praticar a corrida. Por isso, antes de iniciar a atividade física converse com o veterinário, para saber o seu melhor amigo esta apto. Além disso, cães de companhia e de pequeno porte, tem as pernas mais curtas, o que limita um pouco as passadas. Há cães que têm focinhos mais curtos e que podem ter dificuldade para respirar durante a corrida.

Cães de grande porte também podem ter dificuldade para o esporte, devido ao peso e ao impacto que o esporte pode ter nas articulações. Antes de iniciar o exercício o cachorro deve estar em forma, por isso, se o seu melhor amigo esta com excesso de peso, é recomendado que ele faça uma dieta, de acordo com as orientações fornecidas pelo veterinário.

Cachorros muito idosos ou novos podem não aguentar o pique da corrida, assim como, cadelas grávidas ou que estejam em fase de amamentação. Para o esporte, as raças mais indicadas são as de porte médio como, por exemplo, Labrador, Golden Retriever, Dálmata, Pastor Alemão, entre outras.

Comece a treinar de forma moderada com o seu melhor amigo e, aos poucos, aumente a velocidade de forma gradativa, até que ele se acostume com o exercício. Não corra com o seu cachorro solto, ele deve estar preso na guia por segurança. Escolha uma guia que permita que o seu melhor amigo fique próximo a você, para que tenha controle.

Além disso, não se esqueça de levar água para o seu companheiro de corrida. Ele vai sentir sede como você durante o exercício e a hidratação é fundamental. Use protetor solar específico para cães no focinho e nas orelhas, se o seu cachorro for mais branquinho, mesmo que não tenha sol no dia. E antes de começar a corrida, não se esqueça de consultar o veterinário.

O seu cachorro gosta de algum esporte? Conte para a gente!


5 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber por que todo site de cachorro nunca fala do vira-lata ou srd como muitos gostam de falar? Eles também são cachorros companheiros amigos e fies ao dono e muito protetor.
    mas infelizmente não tem valor para muitos veterinarios. Provavelmente nem resposta vou ter, mas mesmo assim vou esperar. Obrigada Cida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui