A vacinação é um assunto que gera muitas dúvidas. Porém, alguns fatos são mitos e outros são verdades. Confira algumas dicas.

Em filhotes pequenos, a maioria da imunização (95%) é obtida por meio do primeiro leite produzido pelas mães durante um pequeno tempo depois do nascimento.

Verdades e Mentiras sobre a vacinação

VERDADE. Se a mãe é protegida contra as doenças, os filhotes também serão por 6 a 16 semanas depois do nascimento, se eles consumirem o primeiro leite, que também é chamado de colostro.

Cães idosos podem produzir menos anticorpos após a vacinação e por isso eles devem ser revacinados todo ano.

VERDADE. A diminuição de anticorpos realmente diminui em cães que têm mais de 7 anos de idade e revacinação anual impede que os níveis de anticorpos diminuam e desta forma o cão fica mais protegido.

Enquanto estão presentes, os anticorpos recebidos pela mãe não vão interferir com a vacinação dos filhotes, que devem ser permanentes.

FALSO. Os anticorpos que foram produzidos pelas mães e recebidos pelos filhotes, vão interferir na produção de anticorpos, por algumas semanas.

A via de administração da vacina, que pode ser intramuscular e subcutânea, não tem efeito no nível de proteção produzido em cães idosos para serem vacinados.

FALSO. O efeito da via de administração na resposta da vacina depende do local em que ela é aplicada. Por exemplo, no caso de vacinas antirrábicas ela é mais efetiva se for aplicada pela via intramuscular. Porém, a vacina do tipo Cinomose, tem o mesmo efeito se for aplicada subcutânea ou intramuscular. Assim, cada vacina apresenta a sua especificidade.

A vacinação em cães que já estão doentes irá prevenir e auxiliar a progressão da doença.

FALSO. Porque os anticorpos demoram algum tempo para atingirem o nível de proteção, que é considerado ideal para impedir a progressão da doença. Desta forma, os anticorpos devem estar presentes antes da exposição do agente causador da doença, Filhotes vacinados devem ser protegidos do frio, porque a friagem reduz a quantidade de anticorpos que são produzidos após a vacinação.

VERDADE. Pesquisas recentes demonstram que é importante manter o filhote protegido contra o frio.

Cães não devem receber vacinas contra Cinomose, Hepatite, Leptospirose, entre outras doenças, porque irão adquirir naturalmente a imunidade.

FALSO. As doenças podem ser fatais. Realmente, quando um cachorro se recupera de algum tipo de doença, ele pode ficar imune em relação a ela, porém, as lesões no organismo podem ser tão severas que podem predispor o seu melhor amigo a ter outros tipos de doenças. Por isso, a vacinação deve ser sempre feita e o cartão deve estar atualizado com todas as doses que já foram aplicadas, que faltam para aplicar, as datas, entre outras informações.

2 COMMENTS

  1. O que eu não consigo entender é pq vacinar um filhote, mamifero, sendo que o sistema imunologico só se forma aos 5 anos. Q vacina é essa?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here