Welsh Corgi – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Welsh Corgi possui duas variações, a Pembroke e a Cardigan. Acredita-se que a segunda seja mais antiga e que tenha acompanhado os celtas quando estes imigraram para o País de Gales. Já a primeira variação surgiu nos países nórdicos, sendo que os exemplares da raça também foram levados ao País de Gales por seus donos.

Ambas as variações da raça exerceram principalmente a função de pastoreio, e com o passar dos anos, e consequentes acasalamentos, chegou-se a uma proximidade muito grande entre as duas variações de Welsh Corgi.

Características – Padrões da raça Welsh Corgi

Os cães Welsh Corgi Pembroke medem de 25 a 30 centímetros de altura e costumam pesar entre 10 e 12 quilos. Já os Welsh Corgi Cardigans medem de 28 a 33 centímetros de altura e pesam entre 11 e 17 quilos.

Os cães da variação Pembroke devem apresentar pelagem de cores sólidas, como vermelho, bege, castanho ou ainda com as combinações de preto e castanho, sendo que podem ou não apresentar manchas brancas no pescoço, nas patinhas e no peito. A cauda destes cães deve ser curta.

Já os cães Cardigans são aceitos em qualquer cor, exceto na branca e suas caudas devem ser parecidas com a das raposas.

Os cães Welsh Corgi não são propensos a problemas de saúde sérios, no entanto, podem apresentar glaucoma e obesidade.

Temperamento da raça Welsh Corgi

Os cães desta raça são excelentes companheiros e adoram acompanhar seus donos nas mais variadas atividades. Podem viver bem em apartamento, desde que sejam feitos passeios regularmente e muitos exercícios.

Os Welsh Corgi não se importam de ficar sozinhos em casa, no entanto, quando seus donos chegam eles exigem atenção e carinho.

Os cães desta raça podem conviver bem com outros cães e geralmente não estranham a presença de pessoas que não estão sempre presentes no cotidiano.

Os Welsh Corgi são ainda muito inteligentes e aprendem rapidamente o que lhes é ensinado.

Dicas e cuidados com a raça Welsh Corgi

Em função da inteligência elevada, é ideal que os cães sejam adestrados desde cedo, de modo que mais tarde não se mostrem teimosos ou se portem como os reis da casa.

A fim de garantir que o pelo dos Welsh Corgi fique sempre bonito, recomendam-se escovações semanais.

Fotos da raça Welsh Corgi

Vídeos da raça Welsh Corgi

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Eu tive uma Cadela da raça Welsh Corgi, não sei se era genuína, mas que tinha muito desta raça isso tinha, faleceu dia 21 de Novembro, era a companhia da minha mãe. Agora só chora porque perdeu a companheira dela.
    A minha foi dada e veio de Lisboa mas infelizmente a mãe dela também já faleceu, será que me podiam dizer se existe criadores dessa raça em Portugal e onde, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *