West Highland White Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Por: em

A origem dos West Highland White Terrier é incerta, mas acredita-se que a raça tenha se originado a partir de outra, chamada de Cairn Terrier. As características principais e que conhecemos hoje destes cães são frutos do criador Coronel Malcolm, que após ter acidentalmente matado um cão de estimação em uma caçada, decidiu por apenas criar exemplares brancos, evitando-se assim novas tragédias.

West Highland White Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

Os Westies, como também são chamados, foram criados com o intuito de auxiliar os caçadores de pequenas presas, no sentido de entrar nas tocas das caças e afugentá-las.

Até pouco tempo atrás a raça mal era conhecida no país, mas isto mudou quando um exemplar da raça serviu de garoto-propaganda para o portal IG.

Características – Padrões da raça West Highland White Terrier

Os cães da raça apresentam pelagem dupla, sendo que a superior é dura e comprida e a inferior é macia e curta. A única cor aceita é a branca.

West Highland White Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

A altura dos cães gira em torno de 28 centímetros e a saúde dos mesmos é forte, porém é comum que alguns Westies apresentem a síndrome White Shaker Dog, que causa tremores generalizados em cães de pequeno porte e necrose da cabeça do fêmur.

Temperamento da raça West Highland White Terrier

Os Westies são bastante ativos e não dispensam brincadeiras. Com os donos se mostram muito dóceis e costumam ficar o tempo todo por perto, inclusive os seguindo pela casa.

Com as crianças eles se mostram pacientes, mas as brincadeiras não devem ser muito brutas, caso contrário é provável que reagirão à altura. O convívio com outros cães e animais tende a ser pacífico, principalmente se estimulado desde cedo.

Os Westies são ainda ótimos como cães de alarme, uma vez que sinalizam através de latidos quando algo estiver errado.

Dicas e cuidados com a raça West Highland White Terrier

Para garantir que a pelagem dos Westies fique sempre bonita, nada de banhos frequentes. De acordo com especialistas, quanto maior o intervalo, melhor, uma vez que limpeza em excesso pode eliminar a gordura natural que protege a pele dos cães e danificar o pelo. Escovações são muito benvindas, além de bicarbonato de sódio polvilhado sobre a pelagem.

Fotos da raça West Highland White Terrier

Vídeos da raça West Highland White Terrier