Circovíus – Um novo vírus atacando cães

Suspeitam-se que muitos cães foram infectados pelo Circovíus, que é comum em suínos. Saiba mais!

Um tipo de vírus atacou cães de algumas regiões dos Estados Unidos. Ainda desconhecido, o surto teve início no ano de 2013 e em Ohio, por exemplo, morreram quatro cães e vários outros apresentaram sintomas como diarreia com sangue, vômito e perda de peso rápido. Que tal conhecer mais sobre o vírus?

Os cachorros da cidade de Cincinnati e na Vila Canal Fulton ficaram muito doentes devido à infecção provocada por um novo tipo de vírus.

A suspeita é que a doença seja provocada por um vírus denominado Circovirus, que, geralmente, é responsável por provocar infecções em suínos. Porém, pela primeira vez, este vírus esta sendo relacionado em cães.

Os cachorros que foram infectados pelo possível vírus apresentaram sintomas de muita fraqueza, diarreia, vômitos e as gengivas contavam com excesso de líquido. Além disso, suspeita-se que alguns cachorros possam ter uma imunidade natural a doença provocada pelo Circovirus.

Desta forma, a população local foi orientada a buscar auxílio veterinário, se notar algum sintoma suspeito no cachorro. Segundo o Centers of Disease Control and Prevention ( CDC) a doença é nova, todavia não tem caráter de epidemia e os casos ainda são esporádicos.

Que tal algumas dicas de como proteger o seu melhor amigo de muitas doenças?

Mantenha o cartão de vacina do seu cachorro atualizado. A vacina tem a finalidade de proteger o seu melhor amigo contra várias doenças. Portanto, fique atento as doses certas, assim como, a época.

Você leva o seu cachorro periodicamente ao veterinário? É essencial que ele faça exames com regularidade, porque isso o protege de muitas doenças.

Tenha o hábito de passear com o seu cão. Atividades físicas regulares são essenciais, para ele manter o peso e se divertir. Procure sair em horário que o sol não esta muito forte como, por exemplo, no início da manhã ou no fim do dia. Que tal levar o seu melhor amigo para passear em um local diferente como um parque ou uma praça? Ele vai adorar, e você também!

Cuide da alimentação do seu cão. Alimente-o com ração de qualidade e que tenha os nutrientes necessários para mantê-lo saudável. Qualquer dúvida, pergunte ao veterinário sobre o melhor tipo de alimentação para o seu cachorro, assim como, a dieta mais adequada para ele.

Tenha um veterinário de confiança para acompanhar a saúde do seu melhor amigo e cuidar dele.

Gostou das dicas? Deixe a sua opinião no blog!



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

01 Comentário

  • Parabéns pela matéria, como sempre este site com assuntos muito interessantes e úteis para todos que como eu amam seus filhos de quatro patas

Comente