Você está aqui: Home > Dicas > Vermifugar o cão: Qual a frequência ideal?

Vermifugar o cão: Qual a frequência ideal?



A vermifugação é fundamental para a proteção dos cães. Mesmo adultos, eles precisam de vermífugo. Confira algumas dicas sobre o assunto.

A vermifugação é recomenda pela Associação Americana de Veterinários Parasitologistas(AAVP), pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e pelo Conselho de Combate aos parasitas em animais ( CAPC), todavia é muito comum as pessoas apresentarem dúvidas sobre a frequência da vermifugação.

Vermifugar o cão: Qual a frequência ideal?

Os vermífugos atuam combatendo os vermes e a vermifugação é imprescindível para a proteção do cão. Mas, qual a frequência correta? Em cães filhotes, por exemplo, a vermifugação pode ocorrer na segunda semana depois do nascimento, e depois ser repentina na quarta, sexta e oitava. Depois, é necessário que se determine um tratamento preventivo mensal contra a dirofilariose, que também atua controlando os parasitas intestinais. Desta forma, o risco de parasitas diminui muito quando é usado uma combinação de produtos voltados para o tratamento de combate/preventivo da dirofilariose. Porém, se preferir não usar estes tipos de produtos pode vermifugar o cão na segunda, quarta, sexta e oitava semanas, e depois com doses mensais até o sexto mês de idade.

A vermifugação em mães de resguardo pós parto pode ser feita como descrito no cão filhote. Se o cachorro é adulto, a vermifugação, também, é essencial para a proteção dos cães. Se o dono escolher pelo tratamento anual de prevenção/combate aos parasitas, deve realizar os exames de fezes, pelo menos, 1 a 2 vezes por ano, e tratar se for necessário. Além disso, é fundamental que o dono mantenha limpo o local em que o cão vive, assim, o ambiente deve estar livre de sujeira. Se o seu cachorro tem o hábito de ir a praia, deve vermifugá-lo com mais frequência, por causa da dirofilariose. Portanto, mantenha o ambiente em que o cachorro vive livre de parasitas e limpo. Ou seja, recolha as fezes e a urina, lave o lugar e mantenha-o sempre arrumado.

Uma pergunta muito comum, também, é: qual o melhor remédio para verme? Ele deve ser receitado pelo veterinário, que também vai ensinar as doses adequadas. Outra dica, é que assim que adquirir o cão, verifique se ele foi vermifugado e vacinado. Marque uma consulta ao veterinário para conferir se a vermifugação está completa ou se precisa de outros tipos de cuidados.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

01 Comentário para “Vermifugar o cão: Qual a frequência ideal?”

  1. Ana Maria disse:

    Gosto muito deste site , por isso me cadastrei. Vocês dão muitas dicas necessárias para quem tem e ama cachorros . Agradeço por terem criado este site.

Faça o seu Comentário