Qual o intervalo médio de cada banho? A frequência é influenciada por diversos tipos de fatores diferentes como, por exemplo, a quantidade de pelos. Confira algumas dicas.

O banho tem uma importância fundamental para a vida canina, porque ele fornece a proteção adequada para a pele contra fungos e parasitas. A frequência depende de vários fatores diferentes como, por exemplo, animais com menos pelos podem tomar banho a cada 6 ou 8 semanas, outros com pelagem mais abundante devem ter intervalos a cada 4 ou 6 semanas, e outros cães demasiadamente peludos podem tomar banho a cada 4 semanas.

Banhos - quais as melhores frequências?

Todavia, os cachorros os que têm problemas de alergia ou na pele devem seguir as orientações do médico veterinário sobre o intervalo adequado, assim como, a frequência do banho. Além disso, cães filhotes precisam de cuidados especiais para o banho, principalmente, se for o primeiro, que deve ser dado, somente, após a última dose da vacina. Ou seja, além de esperar a última dose, é recomendado que a pessoa aguarde um tempo médio de, aproximadamente, duas semanas para dar o primeiro banho.

O banho inicial no cão filhote deve ser feito em casa, no colo e no chuveiro, e deve ser um momento tranquilo e positivo para a vida canina. Desta maneira, ele vai associar o banho com um momento muito gratificante, assim, evite dar o primeiro banho em Pet Shop.

Lembre-se de que há no mercado produtos específicos para os animais, como shampoo, sabonetes, escovas, entre outros. Desta forma, não use os seus produtos para banho no seu cão, porque pode desencadear problemas na pele ou mesmo algum tipo de alergia. Além disso, geralmente, não é preciso usar condicionador, ou seja, dê uma primeira lavada com um sabonete neutro, enxague bem para retirar o excesso do produto na pele e, em seguida, passe o shampoo. Se tiver alguma dúvida sobre o tipo de shampoo adequado, converse com o veterinário.

Os cães têm o hábito de brincar com terras, lamas, areia, entre outros. Assim, essas são excelentes razões para dar um gostoso banho. Porém, se o seu melhor amigo tomou chuva, a temperatura do corpo pode baixar e se dia estiver muito frio dê um banho com água morna e depois seque-o com secador.

Para que a pele do cachorro não fique muito ressecada, calcule sempre a data do último banho. Além disso, verifique sempre a temperatura da água, e veja se está adequada para o cão. Ao levar o seu melhor amigo para o banho em Pet Shop, conheça o estabelecimento, visite o local, verifique as condições de higiene e conheça a equipe profissional.


2 COMENTÁRIOS

  1. meu cão podlle está com 17 anos e meio, está cego, surdo, não anda direito mais, e eu acordo com ele de 4 a 5 vezes por noite andando pela casa. Aplico uma injeção de tramadol toda noite pois ele perdeu uns dentes e não está tomando agua. O que faço? Estou desesperada achando que ele está sofrendo muito, com uns tomares respectivos da idade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui