Linda dupla: Cachorro e cavalo se tornam melhores amigos

Esta dupla inusitada vive na Rússia e são melhores amigos um do outro: um cachorro e um cavalo.

Um cavalo e um cachorro que vivem em São Petersburgo, cidade russa às margens do mar Báltico, são os melhores amigos desde sempre. Eles estão fazendo sucesso graças às fotos de uma fotógrafa: eles se tornaram as estrelas de um ensaio feito em plena neve.

Amizades entre animais de espécies diferentes não são exatamente raras, mas a natureza quase sempre afasta os “diferentes”. Seja como for, tanto cachorros quanto cavalos são parceiros dos humanos há milênios e as duplas acabam se formando.

Linda dupla: Cachorro e cavalo se tornam melhores amigos
Créditos: Svetlana Pisareva

As fotos

Svetlana Pisareva é uma talentosa fotógrafa russa, que vive em São Petersburgo – a cidade cosmopolita já foi capital do Império Russo. Ela é especializada em retratar a vida selvagem, mas as suas redes sociais também estão repletas de fotos de cachorros.

A fotógrafa percebeu que a beleza natural é sempre impressionante e uma das imagens mais impactantes é a que apresenta o relacionamento de duas espécies diferentes. Os modelos das fotos conseguiram superar a barreira do instinto e da linguagem corporal e tornaram-se grandes amigos.

Além da interação dos dois animais, a “moldura” das fotografias é o inverno russo, um ambiente hostil, selvagem e misterioso – por isso mesmo, talvez, extremamente atraente para os olhos humanos.

cachorro-e-cavalo-dupla-de-amigos
Créditos: Svetlana Pisareva

As imagens captadas por Svetlana dos dois amigos – um malamute do Alasca e um cavalo cinzento – estão entre as mais visualizadas e compartilhadas pelos internautas nas redes sociais da fotógrafa.

Os dois animais aparecem na paisagem russa, brincando na neve compacta de São Petersburgo. O olhar de ambos demonstra cuidado e carinho. Em certo momento, o cachorro “cavalga” o cavalo: ele pode ser visto descansando no dorso do companheiro.

Em outra foto, o cachorro parece guiar o amigo. Ele toma as rédeas do cavalo e parece querer levá-lo a outro local – talvez um pouco mais quente, porque a neve russa é gelada até mesmo para um malamute, um cachorro acostumado à caça e à tração de trenós em paisagens com temperaturas sempre negativas.

Linda dupla: Cachorro e cavalo se tornam melhores amigos
Créditos: Svetlana Pisareva

As melhores imagens, no entanto, são as que deixam transparecer a alegria que um sente com a companhia do outro. Cavalo e cachorro se entendem, em uma linguagem inarticulada, bastante distante das reações corporais comuns às duas espécies.

A autora das fotos não deu maiores informações sobre os dois animais. Não se sabe se eles são abandonados ou se pertencem a algum morador. O local em que Svetlana clicou os peludos certamente é rural, distante da agitação da cidade grande – a Cidade dos Czares abriga mais de 5,3 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

As amizades

Curiosamente, o malamute do Alasca é classificado como um cão primitivo. A aparência lembra bastante a de um lobo – e, há milhares de anos, os lobos, ancestrais dos cães, caçavam os pequenos cavalos das estepes russas.

Atualmente, os malamutes e seus primos próximos (samoiedas e huskies) não se atreveriam a perseguir um cavalo – nem mesmo um potro. Mesmo assim, os cães destas raças mantêm comportamento de predadores, apesar de serem extremamente amigáveis com os membros humanos da família.

Linda dupla: Cachorro e cavalo se tornam melhores amigos
Créditos: Svetlana Pisareva

Talvez estes dois animais tenham se aproximado por causa do temperamento. Os cachorros abandonaram os aspectos bravios e violentos, enquanto os cavalos desenvolveram uma atitude nobre, que sempre denota força, resistência e coragem.

As duas espécies acompanharam os humanos em nossas aventuras pela história.  Cavalos e cachorros já caçaram conosco, marcharam para a guerra, transportaram cargas. Talvez o Homo sapiens tenha contribuído para o estabelecimento da amizade, assim como acontece com os gatos e outros animais domésticos, como cabras, carneiros e vacas.

Um estudo realizado pela Universidade de Pisa, na Itália, demonstrou cientificamente que cavalos e cachorros conseguem se comunicar entre si através de expressões faciais. Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram comprovar que as duas espécies são capazes de mimetizar as expressões uma da outra.

Linda dupla: Cachorro e cavalo se tornam melhores amigos
Créditos: Svetlana Pisareva

O mimetismo fácil já havia sido verificado entre primatas, cães domesticados, suricatos e ursos-malaios (além dos humanos). A descoberta atual, no entanto, parece conduzir para uma linguagem universal, utilizada em momentos de descontração.

Foram analisados mais de 20 vídeos de cachorros e cavalos interagindo, sem intervenção humana. Os resultados foram publicados na revista “Behavioral Processes”. Além de imitarem uns aos outros, os estudiosos verificaram que os animais ficavam boa parte do tempo com a boca aberta e relaxada, uma reação comum dos mamíferos durante as brincadeiras.

Além de aliviar o estresse e a ansiedade, as imitações parecem ter o propósito de desenvolver as habilidades sociais, compartilhando interesses comuns. Os resultados do estudo parecem ter sido também captados pelas câmeras de Svetlana Pisareva.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas