Cuidados com a cadela gestante

Quando uma cadela engravida, nem sempre houve um controle sobre a cruza e, de quebra, há muitas gestações “indesejadas” também. Mas de qualquer forma, se a sua companheira de quatro patas está esperando bebês, agora é hora de cercá-la de atenção e cuidados especiais para que tudo ocorra bem até o nascimento dos filhotes.

Caso a gestação tenha sido planejada com o acasalamento, é importante que sejam feitos exames para verificar se a cadela está realmente prenhe. A partir de 20 dias após a cruza pode ser realizada a ultrassonografia na clínica veterinária.

Assim como acontece com as mulheres grávidas, que precisam ficar atentas com relação aos alimentos que colocam no prato, as cadelas também precisam de uma alimentação especial durante a gestação.

A maior parte dos veterinários indica que a cachorrinha gestante receba ração para filhotes, em função da maior quantidade de cálcio e nutrientes presentes neste tipo de alimento, o que ajudará no desenvolvimento saudável dos bebês. No entanto, essa ração só deve ser colocada no prato da cadela no período indicado, caso contrário, ela poderá desenvolver eclampsia, que é uma doença que se caracteriza pela deficiência na absorção do mineral, e que acontece quando o animal ingere muito cálcio. Sendo que a gestação de uma cadela geralmente dura cerca de 60 dias, é recomendável que o alimento especial só seja incluído na dieta lá pelo 40º dia.

Com relação à vacinação e a vermifugação, é importante que elas estejam em dia antes da cadela engravidar. Caso não seja possível (no caso de um descuido) é também possível desvermifugar a cadela no final da gravidez, o que não impedirá totalmente que os filhotinhos nasçam livres de vermes, visto que o vermífugo só irá extinguir os vermes presentes no tubo digestivo.

Após o parto, caso o dono da cadela gestante sinta que ela precisa de um banho, é possível fazê-lo com água morna, mas apenas na parte posterior do corpo. Dá para quebrar um galho também usando lenços umedecidos para bebês. A limpeza, no entanto, só deve ser feita após os filhotes completarem, pelo menos, dez dias de vida.

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. Boa tarde, estou suspeitando que minha cachorra esteja prenha, hj está fazendo 21 dias que ela crozou. E de uns dias pra cá ela não ta querendo comer, as vezes ela vomitar a comida esta mais carinhosa. Ela pode esta prenha???

  2. Estou com uma cadelinha que peguei abandonada prenha e não dei vermífugo antes do cio. Quantos dias antes do parto devo fazê-lo e qual o melhor vermífugo.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *