InícioHistórias FelizesMulher salva vida de um cachorro alimentando-o pela janela

Mulher salva vida de um cachorro alimentando-o pela janela

Com um cabo de vassoura, uma mulher alimentou um cachorro e salvou a sua vida. Ele estava preso no apartamento.

Um golden retriever escapou de morrer de inanição graças à proatividade de uma vizinha. O cachorro ficou preso no apartamento, sem água nem comida. A mulher improvisou com um cabo de vassoura para alimentá-lo através da janela.

O caso ocorreu no Distrito de Panyu, em Guangzhou (China), durante a pandemia de covid-19. Com as restrições de movimentação dos moradores da cidade, os tutores do cachorro ficaram uma semana sem poder voltar para casa.

A vizinha percebeu que o golden retriever estava sozinho no apartamento. Para complicar ainda mais a situação, as janelas do imóvel são gradeadas. A mulher, então, decidiu usar um cabo de vassoura para conseguir fazer chegar água e alimento até o peludo.

mulher-salva-vida-de-um-cachorro-alimentando-o-pela-janela

Um efeito colateral

Muitos animais de estimação, em todo o planeta, acabaram sendo abandonados durante a maior pandemia do século e, na China, a situação não foi diferente. Para conter o surto da covid-19, governos locais e nacionais buscaram reduzir o trânsito de pessoas nas ruas e reduzir o surgimento de novos casos da doença.

Lockdowns e restrições de horários foram empregados para controlar a infecção pelo coronavírus -e as ações surtiram bons efeitos. Cães e gatos, no entanto, sofreram bastante, seja porque ninguém os alimentava nas ruas, seja porque muitos tutores perderam rendimentos e simplesmente não tinham condições de mantê-los.

No caso deste golden retriever, ele não foi abandonado, nem sofreu as necessidades comuns aos cachorros de rua. Ao contrário, ele estava bem abrigado em casa, mas os tutores foram impedidos de deixar os empregos. O peludo ficou sozinho por seis dias.

mulher-salva-vida-de-um-cachorro-alimentando-o-pela-janela

Felizmente, muitos corações bondosos passaram a desenvolver ações de apoio. Muitos voluntários distribuíram ração e água em cidades de todo o planeta, enquanto o número de abandonados crescia e os abrigos estavam sem condições de resgatar os animais.

Foram registrados gestos heroicos em todo o planeta. O desta vizinha chinesa não precisou de poderes especiais, nem de muita criatividade. Ao observar que o cachorro não resistiria sem comida, ela encontrou uma forma de contornar o problema.

Na verdade, heróis são todos aqueles que, frente a um perigo, conseguem encontrar soluções para combater e superar. A mulher de Guangzhou não tem capa de super-herói, nem visão de raios-X, nem o laço da verdade. Mas ela certamente tem um coração gentil e generoso.

Informações sobre o golden retriever

O cachorro desta história se chama Zai Zai (Vida, em chinês). Seu tutor havia saído de casa por alguns dias, para passar o Ano Novo na Província de Hubei, onde ocorreu o epicentro da covid-19 na China. Diversos casos da doença já haviam sido registrados, mas a extensão da doença ainda era conhecida.

Em 2020, o Ano Novo Chinês foi comemorado em 12 de fevereiro (a data é móvel, porque é usado um calendário lunissolar). Quando o tutor de Zai Zai se preparava para voltar para casa, foi decretado o toque de recolher na cidade de Wuhan, onde ele estava hospedado.

mulher-salva-vida-de-um-cachorro-alimentando-o-pela-janela

O golden retriever ficou sozinho em casa. O tutor havia deixado ração e água suficientes apenas para os três dias do feriado, que pretendia passar com familiares em outro local da China. Felizmente, a vizinha observou Zai Zai. O movimento do cachorro parecia atípico, ele parecia estar ansioso.

A área de serviço da vizinha (identificada na imprensa chinesa apenas pelo sobrenome Xu) fica em frente à área de serviço da casa de Zai Zai. A mulher improvisou, com um cabo de vassoura, uma forma de fornecer comida para o cachorro.

Zai Zai não demonstrou medo nem agressividade. Desde a primeira vez que viu a comida chegando na ponta de um cabo de madeira, tratou de abocanhar o alimento com força e engoliu com vontade.

Nos dias seguintes, ele continuou recebendo o necessário de maneira idêntica. A mulher também recortou uma garrafa plástica e, com ajuda do cabo de vassoura, garantiu que o golden retriever não ficasse desidratado.

Durante seis dias, Zai Zai comeu e bebeu da forma que a vizinha encontrou para impedir que ele morresse de inanição. Por fim, o proprietário do prédio tomou conhecimento do fato e abriu o apartamento.

O cachorro foi levado para um abrigo e fez amizades com outros peludos. De acordo com reportagem do jornal Matutino do Sul da China, o tutor de Zai Zai foi finalmente localizado, ao retornar para a cidade, e em pouco tempo apresentou-se para resgatar o animal no abrigo.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações