O seu cachorro adora tomar sol? Sabia que os raios ultravioletas podem provocar doenças nos cães, que tomam sol em excesso?

Todos nós sabemos que o sol é importante para a saúde dos cães, mas tudo em excesso faz mal. Você sabia que os raios ultravioletas podem provocam doenças no seu melhor amigo? Que tal conhecer e ficar por dentro deste assunto, tão importante? Boa leitura e depois deixe nos comentários, o que você achou do artigo.

Raios Ultravioletas: eles podem provocar doenças nos cães

O sol é extremamente importante para a saúde dos cães, porque ele atua no metabolismo da vitamina D e auxilia na calcificação dos ossos. Por isso, o seu melhor amigo deve procurar tomar sol no dia a dia. Mas, tudo deve ser feito com moderação, porque o sol em excesso também faz mal para a saúde do cachorro podendo provocar problemas na pele, por exemplo.

Você já ouviu falar de fotodermatite? Este é um termo que designa as doenças que são provocadas devido à exposição solar. Existem raças de cães, que estão mais predispostas a desenvolver este tipo de doença, que são: bull terrier, pit bull, boxer, dálmata, beagle, entre outras.

Quais os sintomas iniciais da Fotodermatite? Os primeiros sinais, no geral, caracterizam-se pela presença de vermelhidão na pele e descamação, que pode vir evoluir para lesões e úlceras. Portanto, se você notar que o seu melhor amigo está com a pele vermelha, procure o veterinário imediatamente.

A Fotodermatite atinge, geralmente, as seguintes regiões: áreas de pele branca ou despigmentada, regiões do ventre, nariz, orelhas, entre outras. O tratamento da Fotodermatite depende da análise de vários fatores. Ele pode ser feito de forma simples, por meio de anti-inflamatórios, ou até mesmo por cirurgias, caso o cão seja diagnosticado com um câncer. Por isso, é fundamental que qualquer suspeita de fotodermatite o dono leve o cachorro ao veterinário o quanto antes.

Mas, como evitar a fotodermatite? Evite os horários em que os raios de sol estão mais fortes que é de 10h as 15h. Neste intervalo de tempo, os raios ultravioletas estão mais fortes e por isso evite passear com o seu melhor amigo neste horário. Converse com o veterinário sobre o uso de protetor solar no seu cachorro, também.

Desta forma, se você notar que o seu melhor amigo está com a pele mais vermelha, leve-o imediatamente ao veterinário, ok? Além disso, programe os passeios para a parte inicial da manhã e no fim da tarde, porque os raios de sol estão mais fracos.

O seu melhor amigo gosta de tomar sol, diariamente? Conte sobre ele para a gente aqui no blog!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui