O que é discopatia em cães?

A discopatia é uma condição que atinge de forma grave a coluna dos cachorros, causando dores e desconforto. Conheça mais!

Sabia que o seu melhor amigo também pode sofrer por dores na coluna? Também conhecida como “doença do disco intervertebral”, as discopatias são condições muito dolorosas para os cães, e dependendo do estágio ele pode até deixar de andar. A discopatia atinge com mais frequência as seguintes raças: basset e daschund.

ACOMPANHE CÃES ONLINE!
Inscreva-se no Canal: https://goo.gl/HU37EA
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/caesonline/
Participe do Grupo: https://www.facebook.com/groups/caesonline/
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/caes.online

O que é a discopatia?

A condição esta associada aos problemas que atingem a coluna espinhal dos cães. Ela provoca vários sintomas como, por exemplo, dores insuportáveis na região, que causam muito incômodo para os cães. Além disso, a discopatia pode provocar, também, complicações no sistema nervoso central, diminuição na sensibilidade, incontinência urinária, entre outros sintomas.

O cachorro apresenta os primeiros sintomas da discopatia por meio de dores fortes. A causa pode ser detectada através de radiografia, tomografia, ressonância magnética, entre outros tipos de exames. O tratamento é feito por meio de medicações ou até imobilização cirúrgica, dependendo do estágio da discopatia. Portanto, é fundamental que os donos tenham o hábito de levar os cães ao veterinário, para que eles possam fazer exames periódicos de prevenção.

A discopatia pode aparecer em cães de qualquer idade ou tamanho, todavia a condição é mais comum em cachorros de porte pequeno e que tenham pernas mais curtas como os da raça basset, por exemplo.

Por que acontece a discopatia?

A discopatia pode ser relacionada a várias causas, mas a mais comum delas é devido às lesões que podem acontecer na medula espinhal, predisposição genética ou traumas na região. Além destes fatores, a condição também atinge de forma mais comum cães que tenham mais de cinco anos de idade. Coma evolução da discopatia, os cães podem perder a sensibilidade e pode desencadear uma paralisia completa.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas da discopatia podem ser evidenciados através de dores. O cachorro tem muita dificuldade para movimentar e também são frequentes incontinência urinária e fecal, redução da postura e da sensibilidade, dificuldade para andar, entre outros sintomas.

O tratamento da discopatia muda de acordo com o estágio e a evolução da condição. Por isso, é fundamental que o cachorro seja levado ao veterinário, para que o profissional possa acompanhar a evolução, a condição e indicar o tratamento correto. Dependendo do caso da discopatia, por exemplo, pode ser indicado tratamentos alternativos como sessões de fisioterapia ou acupuntura. Além disso, podem ser feitos exercícios que trabalhem o fortalecimento e resistência do cachorro.

Por isso, qualquer tipo de dor que o seu melhor amigo sentir, leve-o, imediatamente, ao veterinário, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *