9) Pug

Pequeno, companheiro e bastante “grudento”, o pug é considerado um cãozinho lindo por muitos – mas uma aberração por outros. Trata-se de mais um “imigrante chinês”, cujos registros mais antigos datam de 1700 a.C. Os primeiros exemplares foram levados para a Europa por colonizadores e missionários holandeses e ingleses. Os cãezinhos de cara amassada conquistaram imediatamente as cortes europeias do século XIX.

raças-mundo-Pug

E, uma vez que diversas nações do Velho Continente dominavam extensos territórios da América, em pouco tempo, muitos pugs aportaram em diversas colônias, da Argentina ao Canadá. Os cães da raça são tranquilos e dorminhocos. Por terem a cana nasal muito curta, eles não toleram atividades físicas muito intensas.

8) Shih tzu

De pelo longo ou curto, os shih tzu encantam pela graciosidade e pelo pequeno porte. A origem da raça se perdeu no tempo, mas está envolvida em diversas lendas. A mais popular conta que uma princesa chinesa e um plebeu mongol, apaixonados, decidiram unificar as raças mais comuns em seus países: o pequinês e o lhasa apso.

raças-mundo-shih-tzu

Shih tzu significa “cão leão”. Durante séculos, os cães da raça foram mantidos dentro dos portões dos palácios chineses, afastados do convívio com outros animais. A popularização ocorreu apenas na década de 1940, por um motivo curioso: invadida pelo Império Japonês, a China viu boa parte de sua cultura e simbolismo destruída pelos guerreiros. Alguns exemplares foram resgatados por soldados ingleses – e acabaram se espalhando pelo mundo todo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui