Você sabe qual a importância da atividade física para o seu cão? Ela é fundamental para manter o bem estar e a forma. Conheça os principais benefícios.

Os exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde, o bem estar e a forma dos cães. Assim, os donos devem fazer, pelo menos, dois passeios por dia. Além disso, é por meio da caminhada que os cachorros definem o seu lugar no grupo familiar, aumentam a socialização com outros animais e divertem-se!

atividade-fisica-para-cao-2

Os exercícios físicos apresentam muitas vantagens como a aceleração do metabolismo, que preveni a obesidade, elevam a resistência respiratória, auxiliam na digestão dos alimentos, evitam o estresse, mantêm o tônus muscular e as articulações flexíveis, entre outros.

Mas, cachorros no pós-cirúrgico ou que tenham problemas cardíacos, respiratórios, degenerativos, inflamatórios, entre outros, não devem praticar exercícios. Logo, os donos devem procurar um veterinário para saber se o cão pode ou não fazer algum tipo de atividade.

Em dias de sol forte, as atividades físicas devem ser praticadas no início ou no fim do dia, ou seja, quando o clima está mais fresco e leve. Existem raças que são sensíveis ao calor como, por exemplo, Buldogue Inglês e Shar Pei.

Os exercícios físicos também não são recomendados para cães de grande porte, antes de oito meses de idade, porque nesta fase as articulações estão sendo desenvolvidas. Assim, eles devem praticar atividades que não causem muito impacto como pequenas caminhadas e brincadeiras.

Cachorros que tenham displasia coxofemoral ou de cotovelos, também, devem praticar atividades que tenham baixo impacto e de forma moderada. A atividade física, neste caso, vai auxiliar a manter a massa muscular, mas ela precisa ser leve. Neste caso, o veterinário vai indicar o melhor tipo de modalidade.

Os cães não devem praticar atividades físicas após as refeições, porque pode ocasionar problemas digestivos. Assim, é recomendado que se dê um intervalo depois das refeições. Ou seja, não vá correr com o seu cão após ele ter almoçado.

Cada cachorro apresenta características e resistências individuais nas atividades, por isso, é fundamental que você respeite os limites do seu melhor amigo. Se ele estiver cansado, pare e verifique se ele quer água e espere um pouco antes de prosseguir.

Antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física com o seu cão, leve-o ao veterinário para saber qual é a mais recomendada. Assim, leve o seu amigo para caminhar ou correr em locais diferentes como praça ou parque. Certamente, vocês vão se divertir muito e ele vai ficar feliz em conhecer lugares novos e se socializar com outros animais


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui