Com certeza, alguma vez na vida você já parou pra imaginar qual é a visão que seu cachorrinho tem, e por ser uma grande curiosidade daqueles que já tiveram ou querem ter um cãozinho, é uma pergunta sempre muito mitificada. Afinal, como os melhores amigos do homem enxergam?

Cachorros enxergam em preto e branco?

Primeiramente: Não, seu cãozinho não enxerga em preto e branco, mas por muito tempo os cientistas acreditaram que sim, e de qualquer maneira, os cachorros estão mais próximos disso do que nós. Na verdade, cães enxergam tudo numa escala de amarelos e azuis, além de não conseguem distinguir o vermelho do verde. Quer fazer um teste?

Dê uma bolinha vermelha e uma azul para seu cachorro. Você verá que, na maioria das vezes ele optará por pegar a bolinha azul, já que esta é muito mais visível para ele. Acredita-se que, para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho sejam todas uma mesma cor, como numa espécie de daltonismo.

E além da visão em preto e branco, há aqueles que acreditam que cachorros enxergam perfeitamente na escuridão. Mito. Cães enxergam bem no escuro por precisarem apenas de ¼ de luz do que nós, humanos, necessitamos para enxergar, porém não na escuridão total, assim como os gatos, e as duas espécias têm um dom de distinguir diversos tons de cinza quando há falta de luz, além de possuírem enorme habilidade para detectar movimentos. Sendo assim, costuma-se dizer que os cães enxergam em preto e branco apenas no escuro.

Você sabia que seu cãozinho enxerga de costas?

A visão humana é de aproximadamente 180º graus, já que só temos percepção dos movimentos e objetos que estão um pouco mais a frente que nossas orelhas. Com os cães isso não acontece. Uma boa maneira de constatar isso é pegando algum objeto, e quando seu animal de estimação estiver de costas, movimentá-lo levemente, nada de movimentos bruscos ou barulhos. Você verá que seu cão perceberá o objeto com uma rapidez bem maior que a do ser humano, ainda que com o movimento mínimo. Mas atenção: o seu cão poderá perceber o objeto também pelo cheiro, já que o olfato deles é muito mais preciso que o nosso. É preciso estar atento também à distância a ser dada entre o cão e o objeto, já que os cães são míopes e não enxergam paisagens muito distantes, assim como as noções profundidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui