Ciclistas interrompem treino para salvar cachorro abandonado na estrada

Ciclistas argentinos encontraram um cachorro e tiveram de interromper o treino para salvar o peludo.

No meio do caminho havia um cachorro. Foi assim que teve início a história do salvamento de um peludo. Três ciclistas argentinos – Rodrigo, Emiliano e Alan, membros do Marican Team, uma equipe de desportistas amadores – estavam treinando, mas tiveram de interromper a atividade para resgatar o peludo, que parecia perdido.

O episódio ocorreu em Villa Regina, cidade de pouco mais de 33 mil habitantes na Província de Rio Negro, no extremo norte da Patagônia argentina. O salvamento foi gravado por um dos ciclistas envolvidos e viralizou nas redes sociais.

O salvamento

ciclistas-interrompem-treino-para-salvar-um-cachorro

Os três atletas estavam pedalando por uma estrada de Rio Negro. A atividade faz parte da rotina de Rodrigo, Emiliano e Alan, que participam de diversas competições no país e também organizam passeios ciclísticos com diferentes níveis de dificuldade na região.

Na estrada, distante de qualquer centro urbano, os jovens se depararam com um cachorro preto e branco. Ele parecia perdido e desorientado, estava desidratado e não teria nenhuma chance se não fosse resgatado.

O peludo aparentava ter passado alguns dias sem água nem comida. O tráfego na região não é intenso e os ciclistas entenderam que precisavam ajudar o cachorro. A primeira providência foi dar água ao animal, que em seguida recebeu barrinhas de cereal. Como era de esperar, o cachorro estava faminto e sedento.

ciclistas-interrompem-treino-para-salvar-um-cachorro

Mas a ajuda dos ciclistas não parou por aí: eles decidiram levar o cachorro até o centro de Villa Regina, para garantir que o animal sobrevivesse. Trata-se, no entanto, de um cão de porte médio para grande – transportá-lo não seria uma tarefa fácil.

Rodrigo conseguiu resolver o problema. O jovem colocou o cachorro nas costas, com as pernas dianteiras apoiadas no seu ombro, e pedalou de volta até a cidade carregando o animal. Felizmente, o ciclista está em boa forma física – e certamente possui um coração de ouro.

Enquanto Rodrigo carregava o animal na bicicleta, Alan decidiu filmar a cena heroica. O vídeo foi postado na página oficial do Marican Team no Facebook e em poucas horas recebeu milhares de curtidas e compartilhamentos.

Junto ao vídeo, foi publicada a seguinte mensagem: “Durante o treinamento, Rodrigo, Alan e Emiliano encontraram e resgataram este cachorro abandonado, que estava desidratado. Eles o hidrataram e levaram até o centro da área urbana”. Mais de 700 mil internautas acessaram o vídeo da operação de salvamento.

Na cidade, o cachorro foi acolhido em um abrigo, a APAN de Villa Regina. Ele foi avaliado pela equipe de voluntários e, por enquanto, ficará isolado, à espera de que algum responsável se apresente – é possível que ele tenha se perdido ou fugido de casa.

Caso nenhum tutor reclame o animal resgatado pelos ciclistas, ele será esterilizado e disponibilizado para adoção. A APAN de Villa Regina abriga atualmente 130 cães e gatos abandonados. Trata-se de uma entidade não governamental, que vive de doações dos moradores da região.

No Facebook, os heróis do dia receberam diversos cumprimentos:

“O coração também treina. Comemoramos esta ação que comove a todos.”

“É assim que o mundo muda. É assim que a humanidade muda.”

“Um ato de amor. Deus os abençoe.”

Mesmo com a fama instantânea obtida com a repercussão do vídeo nas redes sociais, Alan, Emiliano e principalmente Rodrigo – o responsável por carregar o cachorro nas costas – não consideram que o salvamento tenha sido alguma coisa excepcional.

Para os três jovens, eles apenas estavam no lugar certo, no hora certa. Para eles, qualquer pessoa que passasse pela estrada e avistasse o cachorro teria feito o mesmo. Mas nós sabemos que não é assim: os heróis podem nascer feitos, mas se revelam no momento mais oportuno.

De qualquer maneira, os ciclistas resolveram adaptar cestas de transporte para os passeios nos arredores de Villa Regina. Caso eles encontrem outro animal em situação de risco, o resgate será bem mais simples.

Pedalar com o cachorro ao lado pode ser uma experiência muito gratificante. Há equipamentos para bicicletas que permitem acomodar cães de pequeno e médio porte, mas tudo depende do temperamento do peludo.

Os animais mais “entusiasmados” precisam treinar em locais tranquilos, antes de se aventurarem em áreas de tráfego intenso. A coleira deve ficar muito bem afixada, para evitar saltos e tentativas de fuga, caso os cães se sintam amedrontados.

Postagens Relacionadas