Não existe coisa pior do que o animal de estimação fugir de casa e não conseguir encontrá-lo, não é mesmo? É só dar uma volta em seu bairro para notar como todas as semanas há novos panfletos colados nos postes e nos muros com a foto de um animal desaparecido e todo o suplício pelo qual os donos estão passando. Todo o trauma de ter que lidar com a perda de um cão que foge pode ser evitado com a adoção de pequenos cuidados.

Como agir quando o cão está perdido

Em primeiro lugar é importante que o dono providencie uma coleira para o cão juntamente com uma plaquinha metálica que contenha nome do animal e telefone de casa. Caso o cão se perca e uma pessoa de boa fé o encontre, bastará que ela ligue para o telefone da placa para que o drama chegue ao fim.

É interessante também sempre ter em casa fotos recentes do cachorro. Caso ele se perca, será muito mais fácil que o encontrem se você puder divulgar uma foto atual do animalzinho.

Como agir quando o cão está perdido

Manter portões e portas sempre bem fechados, consertar buracos em cercas e muros e prender o cão em datas comemorativas, quando há maior incidência de fogos de artifício, barulho e algazarra, são medidas eficazes e que evitam que o cachorro fuja ou se perca por descuido.

Caso o animal tenha realmente fugido é importantíssimo criar e distribuir panfletos para auxiliar na busca e recuperação do cão. Colar os papéis em muros e postes, entrega-los em clínicas veterinárias, padarias, supermercados e farmácias da região onde o cão se perdeu e eventualmente ligar para rádios podem ajudar bastante.

É recomendável ainda que o proprietário do animal ofereça recompensa para quem o encontrar, visto que tal atitude sempre representa um estímulo a mais para as pessoas. Além de tudo isso, é importante não perder a calma e principalmente a esperança.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui