Um cão que é mais conhecido na Polônia e se destaca pela beleza, inteligência e doçura. Conheça mais sobre essa raça e suas características.

O Pastor de Tatra é originado da Polônia, sendo considerado uma possível descendência dos cães montanheses europeus. Além disso, a raça é parente próxima do Kuvasz húngaro e do Kuvac esloveno. Ele é muito utilizado para proteção aos rebanhos. Além da Polônia, o Pastor de Tatra também se estabeleceu nas regiões centro-europeias e Iugoslávia.

A raça, também, deu origem a outras como de cães pastores como, por exemplo, o pastor de valeé e o pastor de croata. Na Polônia, este cão é considerado uma excelente companhia. Fora do seu país de origem, o Pastor de Tatra não é muito conhecido. Na França, a raça foi introduzida em 1985.

Características do cão Pastor de Tatra

O Pastor de Tatra é um cão de porte grande que pode chegar a medir 61 cm e pesar 68 Kg. A pelagem é longa e branca. O cão tem uma postura elegante e um olhar muito dócil, que conquista a todos. Além disso, são musculosos e contam com boa ossatura, que não são muito pesadas.

Os pelos são curtos e densos nas seguintes regiões: cabeça, focinho, face anterior dos ombros, entre outros locais. A região do pescoço e do tronco são revestidas por um pelo mais grosso, reto e que pode apresentar algumas ondulações. A altura nos machos pode variar entre 65 e 70 cm, e nas fêmeas 60 e 65 cm.

Temperamento da raça Pastor de Tatra

O Pastor de Tatra é um cão inteligente, que consegue aprender facilmente as coisas. Por isso, ele pode desenvolver diversos tipos de atividades como, por exemplo, exercer a função de guia. Além disso, esta sempre em alerta, sendo um excelente cão de guarda.

Dócil e atento adora estar na companhia do dono e dos familiares. São calmos, tranquilos e devido ao tamanho precisam ser criados em locais que tenham muito espaço, para correr e gastar energia. Devido a isso, não devem ser criados em apartamento, sobretudo por serem cães de grande porte.

Cuidados

Os cães desta raça são fáceis de serem cuidados, porque os pelos são mais curtos, por isso, não formam muitos nós, sendo necessário apenas uma escovação periódica.

Fotos do Pastor Tatra


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui