Raça Dogo Argentino – Características da raça, fotos e vídeos

Por

A raça Dogo Argentino foi desenvolvida pelos irmãos António e Augustin Nores Martinez, que viviam na província de Córdoba, na Argentina. António tinha o desejo de criar uma raça que fosse imbatível em arenas de brigas e em caçadas a pumas e javalis.

Raça Dogo Argentino - Características da raça, fotos e vídeos

Em 1928, ele alcançou seu desejo com a criação a partir de fêmeas de uma raça chamada Viejo Perro de Pele a Cordobés, acrescentando as seguintes raças à mistura: Dogue Alemão, para aumentar o peso e o tamanho; Buldogue Inglês e Bull Terrier, para ampliar a resistência e a insensibilidade à dor; Boxer, para contribuir com perspicácia e vivacidade; Mastim dos Pirineos, para conferir rusticidade, olfato apurado, manto branco e maior capacidade de adaptação a qualquer tipo de clima; Pointer Inglês, que também melhorou o olfato; Irish Wolfhound, que também elevou o tamanho do animal; e o Dogue de Bordeaux, que proporcionou mais força na mandíbula, cabeça potente e aptidão para batalhas (essa última raça foi abandonada porque ela gerava filhotes com pelo amarelado).

Como a morte de António impossibilitou o processo de consolidação da nova raça, coube a Augustin dar continuidade ao procedimento. Inicialmente, o Dogo Argentino era utilizado entre os caçadores da região, mas com o tempo ele foi se adaptando a novas tarefas, tornando-se um fiel companheiro.

Características – Padrões da Raça Dogo Argentino

O tamanho do Dogo Argentino varia entre 60 e68 cm. Já o peso médio de cães adultos fica entre 40 e50 kg. Portanto, é um cachorro avantajado, com uma musculatura que salta aos olhos. Mesmo com essas medidas, a raça conta com uma estrutura harmoniosa, além de um andar tranquilo.

Raça Dogo Argentino - Características da raça, fotos e vídeos

As proporções médias da cabeça transmitem um aspecto de brutalidade, com olhos amendoados de cor parda e avelã, protegidos por pálpebras pigmentadas na cor preta. Suas orelhas estão bem separadas na altura do crânio e têm alto porte. Além disso, as orelhas possuem comprimento médio e são lisas, espessas e arredondadas nas extremidades. Os pelos da orelha são mais curtos em comparação com o restante do corpo e elas podem conter manchas pequenas.

A pelagem do Dogo Argentino é curta, uniforme, lisa e macia, encontrada na cor branca (com a possibilidade de mancha preta nos olhos). Os pelos variam de1,5 a2 cme tanto a densidade como a espessura oscilam de acordo com o clima de onde esse cão vive (pelos mais espessos em climas frios e mais finos em climas tropicais).

Temperamento da raça Dogo Argentino

O Dogo Argentino é uma raça muito versátil, pois pode ser alegre e amigável, mas muito dominadora, principalmente na presença de cães do mesmo sexo. As características provenientes de sua origem como cão de caça estão presentes até hoje, por isso, esses cachorros são astutos, corajosos e possuem plena consciência da sua força.

Raça Dogo Argentino - Características da raça, fotos e vídeos

Em seu país de origem, é usado como cão de guarda e de patrulha pela Polícia Federal e também como guia de portadores de deficiência visual.  O Dogo Argentino exerce essas funções porque é paciente, leal aos seus donos, obediente a comandos e tem uma postura silenciosa e independente.

Como o porte dessa raça é grande, não deixe cães da raça sozinhos com crianças. Além disso, ele precisa se acostumar desde filhote a conviver com outros animais. Já o comportamento diante de outros adultos não é agressivo, especialmente se o dono estiver junto, mas também não espere demonstrações de afeto com desconhecidos, pois ele pode sentir que seu espaço foi invadido por estranhos.

O aspecto intimidador contribuiu para que essa raça aparecesse em listas de raças proibidas em diversos países, como a Inglaterra. Nos EUA, a raça ainda é considerada rara, não sendo reconhecida oficialmente.

Dicas e cuidados com a raça Dogo Argentino

O porte físico e os hábitos do animal influenciam para que ele tenha uma condição física digna de atleta, logo, não é indicado manter essa raça presa ou em ambientes com pouco espaço para a realização de exercícios. O contato com a família também é importante para que ele seja um cão equilibrado.

Por ser bastante rústico, o Dogo possui problemas genéticos, como as dermatites decorrentes da exposição excessiva à luz solar, o que pode ser muito prejudicial porque sua pele é branca. Portanto, procure informações com o seu veterinário de confiança para saber como proteger o animal em dias quentes.

Outro problema relacionado à saúde é a surdez congênita, que pode ser identificada com um teste de audição.

Fotos da raça Dogo Argentino

Vídeos da raça Dogo Argentino

http://youtu.be/2P5bFr3B6qs