Não há registros precisos com relação ao surgimento da raça Terra-Nova, embora existam diversas suposições aceitas. Alguns especialistas acreditam que ela tenha surgido em 1600 na ilha homônima do Canadá, sendo derivada de cães nórdicos. Outros creem que eles descendam principalmente de Mastins Tibetanos, cujos alguns exemplares haviam sido levados para esta mesma ilha em meados de 1700, quando esta se tornou de possessão inglesa.

Raça Terra-Nova - Características da raça, fotos e vídeos

Os cães da raça Terra-Nova foram posteriormente levados à Europa por pescadores de bacalhau, mas foi só alguns anos depois que a raça se tornou realmente popular, mais precisamente em 1886, com a criação do clube inglês do Terra-Nova.

Os exemplares da raça eram muito famosos e apreciados em sua ilha natal em função de sua habilidade de salvamento na água. Por conta disto eles receberam inclusive o apelido de São Bernardo da Água.

Características – Padrões da raça Terra-Nova

Os primeiros Terra-Nova que surgiram eram da coloração Landseer, nome dado em homenagem ao pintor Edwin Landseer que retratou exemplares da raça em suas obras, ou branco e preto e ao longo de acasalamentos surgiram exemplares de coloração preta.

Raça Terra-Nova - Características da raça, fotos e vídeos

Os Terra-Novas são constantemente comparados a ursos, em função de sua vasta pelagem, composta ainda por uma camada de subpelo. A camada superior do pelo apresenta uma oleosidade característica, bastante necessária para atuar como impermeabilizante quando em contato com a água.

Os machos costumam medir 70 centímetros de altura, e as fêmeas, 65 centímetros. O peso normalmente varia de 50 a 68 kg.

Os exemplares da raça costumam viver em média doze anos e é comum que apresentem displasia coxo-femural e otite.

Temperamento da raça Terra-Nova

Os Terra-Novas possuem um temperamento muito dócil e por conta disto adoram estar sempre em contato com a família. São ainda muito fiéis, inteligentes e costumam ser extremamente pacientes com crianças.

Raça Terra-Nova - Características da raça, fotos e vídeos

Por conta de seu tamanho é comum que os Terra-Novas fiquem acomodados em canis ou no quintal, mas é mais indicado que permaneçam junto à família, exceto em apartamentos.

Os exemplares da raça não necessitam de atividade física em demasia, mas é importante que possam exercer tarefas sempre que possível, ou ao contrário poderão ficar entediados e começar a roer móveis ou bagunçar a casa. É recomendável ainda que não passem longos períodos sozinhos em casa.

Dicas e cuidados com a raça Terra-Nova

É muito importante que escovações sejam feitas com frequência para preservar o brilho e maciez do pelo dos exemplares da raça. Como a pelagem possui uma oleosidade característica, os banhos devem ser dados o mínimo de vezes possível, caso contrário esta oleosidade poderá se agravar.

Fotos da raça Terra-Nova

Vídeos da raça Terra Nova


4 COMENTÁRIOS

  1. Eu adoro esta raca e agora vou ter uma moradia e gostava de ter um… A minha duvida é se ele pode viver no quintal? Obvio ter.contacto com a familia qd estamos em casa, as qd nao.estamos.ou estamos a dormir ter a casinha dele na rua…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui