Você conhece o documento de identificação RGA? Ele contempla as principais informações do seu melhor amigo. Saiba mais!

Você sabe a importância do Registro Geral Animal para o seu melhor amigo? Conhece este documento? Que tal aprender um pouco mais sobre o RGA e fazê-lo para o seu cachorro? Isso vai deixa-lo mais protegido, principalmente, se ele ficar perdido. Leia o artigo e descubra a importância do Registro Geral Animal.

registro-geral-animal

O RGA funciona como uma identidade, ou seja, ele consiste em uma carteira timbrada e numerada que contém várias informações do seu melhor amigo como nome, sexo, idade, raça, nome do proprietário, RG, CPF, endereço completo e telefone, data de expedição e também uma plaqueta de identificação ( que tem o número correspondente ao RGA), que deve ser fixada na coleira do cachorro.

Para você ter uma ideia, de acordo com a lei, todos os cães que forem encontrados na rua devem ser apreendidos. Porém, se eles estiverem corretamente identificados, o dono é facilmente encontrado e localizado.

O RGA, geralmente, é feito em estabelecimentos veterinários credenciados. Você precisa levar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência e atestado de vacina, que deve ser emitido e assinado por um veterinário. Existem lugares, que o RGA é obrigatório como, por exemplo, no estado de São Paulo, em que o documento deve ser tirado quando o cão tem, em média, três a seis meses de vida. Em SP, o dono que não quiser fazer o RGA pode ser intimado ou até mesmo pagar uma multa.

O Registo Geral de Animal é um documento de extrema importância, porque além de ajudar na identificação de cães perdidos, ele funciona como uma carteira de vacinação e isso pode ajudar no planejamento de políticas para o controle populacional de animais, campanhas contra o abandono de cães, entre outras.

O número de cada registro é único, ou seja, cada cão conta com um número único e permanente. Mas, e se a plaqueta do cachorro se perder? Neste caso, o dono deve providenciar outra e assim um novo número é feito e o antigo é cancelado. Para você tirar a segunda via do Registro Geral de Documento é só ir ao centro especializado e até o novo documento ficar pronto, você conta com uma cópia do pedido, que mostra que você é o dono do cachorro.

Quando o seu melhor amigo falecer, você deve cancelar o RGA dele. Gostou de saber mais sobre a importância do Registro Geral Animal para o seu cachorro?


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui