São Bernardo – Características da raça, fotos e vídeos

Por

A raça São Bernardo tem origem suíça, e foi criada a partir do cruzamento com molossos romanos, que acompanhavam as tropas em expedição aos Alpes Suíços. Foram responsáveis pelo desenvolvimento da raça São Bernardo ainda raças como Mastiff, Dogue Alemão e Bloodhound.

São Bernardo - Características da raça, fotos e vídeos

Os grandes responsáveis por preservar a raça foram monges de um monastério que ficava localizado em um ponto alto das montanhas nos Alpes Suíços. A princípio os cães da raça foram adotados pelos monges para guardarem o local, mas com o passar do tempo eles foram designados a auxiliar os religiosos no salvamento de pessoas na neve. Para que o trabalho fosse bem realizado era essencial que o cão tivesse um perfil robusto, com farta pelagem e excelente faro. Para que conseguissem alcançar seu objetivo os monges foram desenvolvendo a raça, de modo que ela alcançasse todas as características inerentes à raça como a conhecemos hoje.

Como muitos cães morreram em decorrência das guerras, os monges se viram obrigados a promover cruzamentos de São Bernardos com Terra Novas, o que deu origem a exemplares da raça com pelo longo. Estes eram logo enviados a criadores, uma vez que o pelo longo se mostrava muito propício a acumular neve, que posteriormente endurecia e podia dificultar a movimentação do cão.

Os exemplares da raça São Bernardo com o tempo deixaram de auxiliar os monges em salvamentos, mas logo ocuparam seus lugares como animais de estimação. Sem dúvida o filme Beethoven e suas sequências contribuíram para aumentar a popularidade da raça.

Características – Padrões da raça São Bernardo

Há duas variações da raça, os São Bernardos de pelo longo e os de pelo curto. Ambos possuem dupla pelagem, com a diferença de que nos primeiros há pelagem longa na maior parte do corpo, sendo que esta se mostra lisa ou ondulada.

Há exemplares da raça que apresentam as variações de vermelho e branco e marrom amarelado e branco. Os São Bernardos devem apresentar manchas brancas nas patinhas, na ponta da cauda, na linha superior do focinho, na testa e na nuca. É comum e desejável ainda que toda a parte ao redor do pescoço, também chamada de colar, seja totalmente branca.

São Bernardo - Características da raça, fotos e vídeos

A altura mínima dos cães machos é de 70 centímetros e das fêmeas é de 65 centímetros.

Por conta do tamanho é comum que os exemplares da raça São Bernardo desenvolvam displasia coxo femural e apresentem torção gástrica. Por outras razões os São Bernardos podem adoecer ainda por conta de epilepsias e entrópio.

Temperamento da raça São Bernardo

Os cães da raça São Bernardo são muito apegados às suas famílias e adoram crianças, com quem têm paciência de sobra. São ainda fiéis, tranquilos, não agressivos ou intolerantes a pessoas estranhas e respeitosos.

Embora os cães sejam de grande porte, não há problemas em criá-los em espaços reduzidos, desde que sejam feitos passeios diários e regulares, que normalmente já suprem a demanda de exercícios físicos dos cães.

Os São Bernardos não gostam de ser deixados sozinhos, por isto não é indicado que sejam mantidos no quintal de casa. Os exemplares da raça se mostram ainda pouco inteligentes, o que exige de seus donos muita paciência e disciplina.

Dicas e cuidados com a raça São Bernardo

Como os filhotes costumam crescer muito rapidamente, é importantíssimo que recebam ração de qualidade para que os ossos e a musculatura se desenvolvam adequadamente.

Fotos da raça São Bernardo

Vídeos da raça São Bernardo