Marley é um cachorro de suporte terapêutico que vive há cinco anos com a tutora, Hayley Martin, em Sydney, na Austrália. Quando ainda era filhote, ele ganhou de presente um brinquedo pelo qual ficou totalmente apaixonado: um morango de borracha.
Hayley fez questão de levar o cachorro até uma pet shop em Sydney e foi o próprio Marley quem escolheu o objeto favorito: depois de caminhar entre as prateleiras e inspecionar dezenas de objetos, ele finalmente escolheu o morango de borracha, equipado com um apito acionado com as mordidas do peludo.
Uma rotina em torno do brinquedo
Durante um ano, Marley arrastou o morango de borracha para todos os lados: ele passava os dias com o brinquedo, acionando o apito de tempos em tempos. O sinal sonoro podia ser ouvido o dia todo, desde o momento em que o cachorro acordava até a noite, quando ele se recolhia para dormir.
Enquanto Marley mordia o morango de borracha, aproveitando para limpar os dentes e fortalecer os músculos das gengivas, Hayley se sentia segura e confortável, sabendo que o melhor amigo estava por perto, para brincar e protegê-la de qualquer perigo.
Marley cresceu ao lado de Hayley, sempre cumprindo as suas funções enquanto se divertia com a tutora. O morango de borracha, no entanto, como qualquer objeto, começou a dar sinais de desgaste: o brinquedo estava ultrapassando o “prazo de validade”.
A troca
Hayley resolveu voltar à pet shop, para substituir o brinquedo tão especial para o cachorro. Para sua surpresa, no entanto, ela foi informada de que o fabricante tinha retirado o morango de borracha da sua linha de produtos.
Marley ficou desolado. O brinquedo antigo estava destroçado, o apito falhava constantemente, deixando de emitir os sinais sonoros. Para Hayley, os silvos também eram ruídos de conforto, que indicavam a presença do cachorro, fornecendo a sensação de segurança.
Os atendentes da pet shop já conheciam os dois parceiros, mas ninguém sabia exatamente qual era a importância do brinquedo para Marley e também para a tutora. Ao descobrir as necessidades especiais de Hayley, a equipe da loja se empenhou na substituição do brinquedo, um objeto banal e, ao mesmo tempo, exclusivo e muito importante para o bem-estar da dupla.
Marley e Hayley voltaram para casa sem o precioso brinquedo. O cachorro demonstrou a sua insatisfação com alguns comportamentos destrutivos: por exemplo, ele passou a tomar “banhos de lama” no quintal. Bastava limpá-lo e ele corria de volta para a terra, retornando encharcado e enlameado.
Felizmente, o comerciante encontrou, no depósito da pet shop, uma última caixa com morangos de borracha. O material estava escondido entre outros brinquedos, acessórios e pacotes de ração.
A pet shop enviou, para a casa de Hayley, os últimos morangos de borracha disponíveis no mercado. Marley ficou entusiasmado quando vislumbrou os novos brinquedos – um estoque que ainda continua em uso, enquanto a família tenta convencê-lo a escolher outros produtos. O cachorro voltou a ser muito feliz e a cumprir as suas tarefas. Hayley, por sua vez, ficou exultante com a boa disposição demonstrada pelo grande amigo.
O suporte terapêutico
Aqui, é necessária uma explicação: Hayley é portadora do transtorno do espectro autista. A jovem apresenta graves dificuldades de comunicação e interação social. Marley entrou na vida de Hayley justamente para oferecer um suporte terapêutico, complementando o tratamento médico e psicológico.
Desde a formação da dupla, Hayley tem obtido importantes vitórias no convívio familiar e social. Marley acompanha a tutora em todas as atividades e, nestes últimos cinco anos, vem causando um impacto incrível na saúde mental da jovem, que está muito mais independente e segura de si mesma.
Todos os cachorros gostam de uma rotina previsível e controlada. Os animais treinados para servir como suporte terapêutico apresentam esta característica ainda mais aflorada. Para Marley, dias sempre iguais são sinônimos de segurança, estabilidade e alegria.
Marley consegue detectar, logo nos estágios iniciais, os sinais das frequentes crises de pânico experimentadas pela tutora. Com isso, ele se esforça para ocupar a mente da jovem com outros interesses e cuidados, permitindo que ela supere a ansiedade, o medo e a frustração. O cachorro tem sido fundamental para a manutenção da qualidade de vida de Hayley.
A tutora fez questão de mostrar as habilidades de Marley, enviando um vídeo de uma destas crises – o material foi postado na página da Dogspotting Society, no Facebook. Nas imagens, é possível observar Hayley cada vez mais angustiada. O cachorro entra em ação, batendo as patas, abanando o rabo e latindo, tentando envolver Hayley em outras atividades.
Aos poucos, Hayley consegue superar a angústia. Marley permanece atento a tudo e não se afasta até verificar que a tutora está se sentindo melhor. O abraço da tutora indica que ela conseguiu afastar os sentimentos de tristeza e ansiedade.
Hayley acrescentou algumas palavras ao vídeo: “Muito agradecida por ter este menino junto comigo todos os dias. A dificuldade é difícil e, dessa vez, foi um pouco mais grave, mas quero mostrar para as pessoas que os cães podem ajudar bastante”.
Com menos crises, Hayley consegue levar uma vida regular, trabalhando, estudando e divertindo-se em longas caminhadas com o parceiro. Isto ajuda a explicar o empenho da pet shop para substituir o brinquedo gasto pelo uso.
Um cachorro tão especial como Marley merece receber pequenos mimos de vez em quando. Ao manter um estoque de preciosos morangos de brinquedo ao alcance, foi possível garantir avanços no tratamento de Hayley: este peludo certamente merece muitas recompensas.