Você está aqui: Home > Dicas > Como calcular a idade do cachorro

Como calcular a idade do cachorro



Aprenda através de um método simples a calcular a real idade do seu cachorro.

Você já deve ter ouvido dizer que cada ano do cachorro corresponde a sete anos de um ser humano, mas será que essa conta serve para todos os cachorros? De qualquer raça ou tamanho?

Como calcular a idade do cachorro

Existem diversos fatores que nos ajudam a determinar a idade de um cão, se você adotou um e não sabe exatamente a idade dele, uma análise da dentição canina pode ajudar a determinar sua idade, se seus dentes são branquinhos ele deve ter no máximo um ano de idade, se apresenta dentes amarelados deve ter até dois anos de idade, se já apresenta tártaros podem ter até 5 anos e se alguns dentes já caíram provavelmente trata-se de um cão mais idoso, um veterinário também pode avaliar a idade do seu cachorro analisando-o fisicamente através de exames em seus ossos, músculos e órgãos.

Uma olhada mais atenciosa em sua aparência nos ajuda a perceber se um cachorro já está em sua velhice, assim como os humanos eles também apresentam olhos opacos, perda da elasticidade da pele e até pelagem branca no rosto, focinho e corpo. Tudo isso nos dá uma estimativa, pois, você já deve ter percebido que um Pastor Alemão, um Dobermann ou qualquer outro cão de raça grande com 10 anos de idade aparenta ser mais velho que um cão de pequeno porte da mesma idade, como um Poodle, por exemplo, e isso é verdade, seus olhos não te enganaram. As raças pequenas vivem mais e a correlação de sua idade é um pouco diferente, mas vale lembrar que essa correlação não é muito exata, pois calcular a idade do cachorro depende de diversos fatores, que embora não sejam determinantes, podem influenciar na sua saúde e consequentemente na longevidade de seu bichano, fatores como: alimentação adequada, cuidados veterinários, exercícios físicos melhorarão seu bem-estar e o cachorro poderá aparentar ser mais jovem por mais tempo, mas não mudarão a sua idade cronológica.

Assim como os humanos, alguns cães podem envelhecer precocemente se não forem bem cuidados e outros demoram mais a envelhecer. Saber a idade do cão nos ajuda a compreendê-lo melhor e a dar-lhe o tratamento e os cuidados adequados de acordo com as necessidades da fase da vida em que se encontra.

Um cachorro envelhece muito mais rápido no início de sua vida, quando ele tem um ano de idade já passou por toda a sua infância e está no meio de sua adolescência, com dois anos ele já é um jovem de pelo menos 24 anos, isso vale para cães de qualquer porte, a partir do terceiro ano é que as coisas começam a ficar diferentes, cada ano de um cachorro de pequeno ou médio porte equivale em média a cinco anos humanos enquanto para um cão de grande porte cada ano equivale a pelo menos seis e para as raças gigantes, sete anos humanos.

Veja na tabela a seguir a relação entre a idade humana e a idade canina:

Como calcular a idade do cachorro

E o seu cachorro quantos anos tem? Compartilhe conosco, deixe seu comentário.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

4 Comentários para “Como calcular a idade do cachorro”

  1. Renata Pereira Monteiro disse:

    Tenho uma poodle média que tem 18 anos, linda e fofa.

  2. Eu tenho 17 amiguinhos que variam de 5 a 11 anos.São lindos e graças a eles conseguimos seguir em frente depois de tantas perdas em família.

  3. Eu tenho um poodle pequeno que fez 18 anos dia 27 de fevereiro, só tem catarata em um olho, afora isto vc nao diz a sua idade, ta inteiro, lora

    • elcia disse:

      Que lindo..parabens!!!

      Eu tenho um, em amo ele fará 11 anos, eu ja choro muito em saber que ele tem pouco tempo comigo..tomara que o meu viva tanto quanto o seu ou mais!!!Eu queria que o meu permanecesse sempre jovem como ele é agora,..brinca demais, eu o amo muito :( dor no coração quando ja penso na separação

Faça o seu Comentário