20 adoráveis misturas de husky siberiano que você vai se apaixonar

Conheça alguns cães mestiços de husky siberiano e outras raças que farão você se apaixonar. 

O husky siberiano é um cão de trabalho – ele foi desenvolvido para puxar trenós pesados nas estepes frias da Rússia. Por isso, é um animal rústico, inteligente, forte e amigável: ele sempre viveu em grandes matilhas. Mas, o que poderia ser melhor? Talvez os mestiços, que revelam todas as qualidades dos huskies, aliadas a outras características. 

A partir de cruzamentos espontâneos (ou tentativas de criar uma nova raça canina), surgiram huskies mestiços verdadeiramente apaixonantes: eles aliam a alegria e potência da raça à tranquilidade de um São Bernardo, à camaradagem de um beagle ou à fidelidade a toda prova de um pastor alemão, por exemplo. 

Os mestiços 

Não existem variedades da raça: a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) informa que o husky siberiano é único, sem diferenças de porte, pelagem, estrutura anatômica, etc. Os exemplares que circulam nas cidades com características diferentes provavelmente são mestiços – e não há nada errado nisso. 

Os cachorros mestiços não recebem pedigree, não podem ser registrados em clubes de cinofilia, nem participar de competições e exposições oficiais. Isto não os impede, no entanto, de serem companheiros, leais, divertidos e bonitos como qualquer outro cachorro. 

O husky siberiano é uma raça antiga, o que pode ser comprovado pela aparência de lobo dos cães da raça. Muitos tutores preferem os cachorros puros, mas a mestiçagem confere maior resistência e elimina algumas doenças genéticas. Além disso, os filhotes são únicos: cada um nasce de um jeito diferente. É o que se pode ver nestes huskies mestiços que apresentamos a seguir. 

01. Com beagle 

Alguns criadores americanos estão tentando fixar uma nova raça canina a partir de cruzamentos entre beagles e huskies siberianos. Nos EUA, eles são conhecidos como beasky, têm olhos azuis e orelhas longas e caídas. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Este cãozinho é um grande bagunceiro. As duas raças são formadas por cães de trabalho – o husky siberiano puxa trenós, enquanto o beagle forma matilhas para caça –, mas, quando estão de folga, eles acreditam que merecem relaxar, brincar e divertir-se. 

Veja: 52 fatos curiosos sobre os cachorros

O mestiço mostra pelagem curta, diferente da encontrada no husky siberiano. O olhar atento e a expressão inteligente não deixam dúvidas, no entanto, de que o cachorro russo faz parte desta linhagem. 

02. Com boiadeiro australiano 

Mais uma raça incomum no Brasil, o boiadeiro australiano (blue e red heeler, de acordo com a pelagem) descende de collies azuis de pelo curto e de dingos, cães selvagens da Oceania. Mas, mesmo com tantas informações, este filhote nasceu com um padrão bem diferente. 

Huskies-mesticos-apaixonantes
Huskies-mesticos-apaixonantes

Na verdade, ele se parece com uma hiena, um parente mais distante dos cachorros. Ele deve crescer até por volta dos 50 cm de altura na cernelha, característica comum às duas raças. As pintas espalhadas por todo o corpo mantiveram o tom azul, mas estão longe do merle característico dos boiadeiros australianos. 

O mestiço, de qualquer forma, está exibindo uma pelagem diferente e muito chamativa. Se outros cães nascerem com características semelhantes, este filhote poderia se tornar o padreador de uma nova raça canina, especialmente se crescer forte, rústico e resistente como os boiadeiros australianos e os huskies siberianos. Resta saber se ele prefere o frio ou o calor. 

03. Com border collie e retriever do Labrador 

O tutor deste mestiço precisa estar preparado para conviver com um cachorro atlético: o retriever do Labrador é um destaque nos esportes aquáticos, o border collie é um grande campeão de agility e o husky siberiano está entre os melhores nas provas de tração. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Além disso, os cachorros das três raças adoram correr, saltar, vencer obstáculos, etc. Levar um mestiço com estas características requer muita energia. Além disso, este filhote provavelmente será muito inteligente e precisará de adestramento para aprender truques novos toda semana. 

Este cãozinho deve ser pura energia, mas, se ele herdou outras características dos genitores, certamente será um excelente companheiro, sempre atento, fiel e alerta a todos os perigos em torno da família. 

04. Com boxer 

A cara de poucos amigos do boxer é pura fachada: estes cães são amigáveis, brincalhões e até mesmo um pouco covardes. Eles são bons caçadores, mas não é uma boa ideia empregá-los na guarda de patrimônio. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O focinho deste mestiço ficou no meio termo: não é comprido como o do husky siberiano, nem achatado como o do boxer. Ele manteve os olhos azuis e profundos, além do sulco longitudinal dos cães da Rússia. 

Olhando para a foto, às vezes ele se parece com uma raça, às vezes com outra. A trufa parcialmente despigmentada é uma característica do boxer, assim como as orelhas dobradas, mas o olhar penetrante não deixa dúvidas: existe um husky siberiano aqui. 

05. Com boxer e golden retriever 

A mistura de raças vai tornando os cães cada vez mais indefinidos e confusos. O animal da foto é resultante do cruzamento entre um golden retriever puro e um mestiço de husky siberiano e boxer. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O filhote se parece bastante com um golden retriever, mas a pelagem é preta, com pequenas manchas brancas no peito e nas patas. Os olhos, no entanto, demonstram o husky siberiano que existe nesta mistura. 

O olhar, aliás, ficou ainda mais penetrante no rosto recoberto por pelos pretos, sem nenhuma marcação. O cachorro é lindo, mas não pode mais ser classificado como mestiço: é mais um cão sem raça definida. 

06. Com buldogue americano 

De acordo com as informações do tutor, este mestiço herdou a hiperatividade do husky siberiano, mas espanta qualquer pessoa estranha que se aproxime do portão. Efetivamente, este cachorro tem cara de poucos amigos – talvez uma herança de ancestrais antigos, aqueles que lutavam com touros. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

o acasalamento gerou filhotes fortes e resistentes. O buldogue americano tem uma das mordidas mais fortes do mundo canino, enquanto o husky siberiano é famoso pelo trabalho de tração, que exerceu durante séculos. 

O mestiço parece ter herdado muito mais do buldogue, mas há sinais de husky siberiano: o sulco longitudinal, os olhos claros (acinzentados) e o focinho mais pronunciado. Esta característica, aliás, deve garantir a respiração mais eficiente: os buldogues costumam sofrer com insuficiências cardíaca e pulmonar. 

07. Com cocker spaniel e pastor alemão 

As orelhas não enganam: neste mestiço, os triângulos pontiagudos do husky siberiano foram trocados por almofadas sedosas e caídas, a herança do cocker spaniel. O focinho ficou mais largo, denunciando a presença de pastores alemães nesta árvore genealógica. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O filhote nasceu tricolor: preto, branco e castanho. Estas cores são incomuns para o husky siberiano, mas a cor dos olhos denuncia a ascendência: eles são azuis e ficaram ainda mais profundos com as marcas castanhas abaixo das sobrancelhas. 

O pelo é igualmente espesso e denso, como o de um husky siberiano, mas parece macio e sedoso, revelando mais uma característica do cocker spaniel. Em comum, as três raças são muito ativas. Tomara que o filhote tenha herdado a obediência e lealdade dos pastores alemães. 

08. Com corgi galês 

À primeira vista, o cachorro imagem parece ser um husky siberiano baixinho. A cabeça é praticamente ao de um cão russo e a pelagem espessa recobre todo o corpo. As pernas, no entanto, são muito curtas, o que confere uma aparência atarracada. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Os corgis foram desenvolvidos no País de Gales (eles eram os favoritos da falecida rainha Elizabeth 2ª), para caça de roedores, mas rapidamente se tornaram animais de companhia. O husky siberiano é um animal de trabalho e já enfrentou extensas jornadas puxando trenós pela Sibéria. 

A mestiçagem pode deixar as pessoas um pouco confusas. O cachorro parece ser uma montagem de cães diferentes, em que as características não ficaram bem harmonizadas. Mas o mestiço tem alguma coisa bastante atraente, fica difícil desviar o olhar. 

09. Com golden retriever 

Olhando de relance, este mestiço se parece um golden retriever puro, mas é preciso prestar atenção aos detalhes. Ele herdou os olhos azuis do husky siberiano e parece ter um colar de pelos brancos, que não é esperado nos cães ingleses. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O cãozinho, de qualquer forma, ficou muito mais parecido com o golden retriever: ele não tem marcações no rosto e a pelagem, ao que tudo indica, crescerá fina e lisa. Golden retrievers gostam de mergulhar e pescar e os pelos facilitam estas atividades. 

Se este mestiço quiser entrar em algum “clube do husky siberiano”, provavelmente terá de mostrar documentos comprovando a ascendência. Se ele também puxou o comportamento, será um cachorro dócil, obediente, amigável e muito manso. 

10. Com jindo coreano 

A raça não é muito conhecida no Brasil. O jindo coreano provavelmente descende de cães primitivos nórdicos que, levados para o sul, ficaram isolados geograficamente na costa da Coreia do Sul e apresentam características próprias. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O jindo apresenta pelagem menos densa do que o husky siberiano. Apesar de os invernos coreanos serem rigorosos, os cães da raça não precisam encarar paisagens nevadas o tempo todo. Eles exibem diversas cores, como preto e branco, preto e castanho, tricolor, cinza, branco e preto. 

Este mestiço herdou as marcações características do husky siberiano. As duas raças foram desenvolvidas para o trabalho, mas ainda não é possível saber se este filhote terá preferência pela caça ou pela tração de cargas. 

O resultado dos cruzamentos realmente ficou muito charmoso. As orelhas não são eretas nem caídas, revelando características diferentes. As marcações do husky siberiano, mas é preciso lembrar que, quanto maior a mestiçagem, mais os cachorros tendem a assumir a aparência dos animais sem raça definida, os populares vira-latas. 

11. Com lulu da Pomerânia 

Este cachorro é famoso nas redes sociais e tem inclusive um site próprio: Ele é Norman, The Pomsky, o filho improvável de mãe husky siberiano e pai spitz alemão miniatura, também conhecido como lulu da Pomerânia. Norman parece ser a colagem de fotos de cachorros das duas raças. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Na verdade, o spitz e o husky siberiano apresentam diversas semelhanças, como as orelhas triangulares e pontudas sempre eretas, a cauda peluda dobrada sobre o dorso e a pelagem densa com subpelo abundante. Todos estes cachorros estão classificados no Grupo 5 da Federação Cinológica Internacional (FCI), que inclui os cães do tipo primitivo. 

Norman já tem sete anos, mas continua brincalhão como um filhote. Ele tem a vitalidade dos huskies siberianos, mas é também um excelente cão de guarda, sempre atento para garantir a segurança e o bem-estar de toda a família. 

12. Com malamute do Alasca 

As duas raças são muito antigas e provavelmente o malamute do Alasca descende de huskies siberianos primitivos que cruzaram o estreito de Bering (que separa a Ásia e a América) durante a última Era do Gelo, encerrada 14 mil anos atrás. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O malamute do Alasca apresenta orelhas bem menores do que o husky siberiano, mas este mestiço manteve a característica da raça russa: as orelhas estão sempre em pé, atentas, prontas para captar o mais leve som. 

Não é possível dizer se este filhote é um husky com jeitão de malamute ou o contrário. Ele ficou muito bonito e parece ter um olhar ainda mais atento do que o observado entre os cachorros das duas raças, que são bastante parecidas. 

13. Com montanhês dos Pirineus 

Esta raça foi desenvolvida para a guarda e controle de gado bovino e caprino, criado nas montanhas que separam a França e a Espanha: a serra dos Pirineus. São cães grandes, resistentes, rústicos e um pouco desajeitados, com pouca agilidade. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O mestiço felizmente pode contar com a elegância e a rapidez do husky siberiano, cujo sangue também corre em suas veias. Ele nasceu com uma característica típica da raça russa: a heterocromia. Um olho é castanho e o outro, azul. 

As duas raças apresentam pelagem dupla e são conhecidas também pela persistência e teimosia. Por outro lado, os cães de montanha dos Pirineus e os huskies siberianos são também afetuosos, gentis, corajosos e obedientes. 

14. Com pitbull 

As duas raças são populares no país e não é difícil encontrar um mestiço de pitbull com husky siberiano. O pitbull carrega a má fama de violento, mas a agressividade exagerada costuma dizer mais sobre o tutor do que sobre o cachorro. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Este filhote herdou os olhos azuis do husky siberiano, mas as características gerais do rosto são de pitbull: focinho alongado e largo, narinas abertas, sem stop marcado. O pelo também é curto. As marcas típicas do HS, neste caso, servem para emoldurar o topo do crânio. 

Veja também: Pitsky – conheça a mistura de pit bull e husky siberiano

Resta saber se este jovem será gregário e sociável, como os huskies siberianos, ou se preferirá ser “filho único”, como os pitbulls. Afinal, a raça foi desenvolvida para lutar com outros animais e até hoje eles preferem manter distância de gatos e outros cães. 

15. Com pug 

Este é mais um acasalamento improvável e, naturalmente, o pai é o pug da história. O cachorro da imagem foi resgatado em um canil de Nova York (EUA): os tutores ficaram impressionados com os olhos azuis intensos do animal. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O cãozinho mestiço foi se desenvolvendo e revelando características das duas raças. Ele tem os olhos e as orelhas eretas do husky siberiano, é alto (chega a ser pernalta), mas o tronco é atarracado, como o dos pugs. 

Leia também: A personalidade do pug

O focinho ficou alongado, com um stop bem pronunciado. Graças a esta “colaboração” do husky siberiano, ele consegue respirar melhor. Os criadores do pug reduziram tanto o focinho dos cães que eles passaram a ter sérios problemas para respirar e oxigenar as células. 

16. Com samoieda 

É mais “uma raça que veio do frio”. Provavelmente, o samoieda é ancestral dos huskies siberianos e dos malamutes do Alasca. A característica principal é a pelagem totalmente branca, mas este filhote ganhou as marcações pretas do husky siberiano. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Huskies e samoiedas partilham a pelagem dupla, os olhos quase sempre claros e um certo ar sofisticado e misterioso, que também pode ser conferido neste mestiço. Na verdade, é praticamente impossível passar por este filhote sem parar para fazer um chamego. 

O samoieda é um pouco maior do que o husky siberiano, mas não é possível saber quanto este cãozinho irá crescer. Apesar de serem cachorros grandes, eles são extremamente gentis, tendo sido inclusive utilizados para tomar conta de bebês – e aquecê-los no frio da Sibéria. 

17. Com São Bernardo 

As duas raças vieram do frio, mas as semelhanças terminam aí. O husky siberiano é da planície, enquanto o São Bernardo é um cão montanhês: ele ainda salva pessoas nos Alpes. O husky é ágil e rápido; o São Bernardo, tranquilo e perseverante. 

Huskies-mesticos-apaixonantes
Huskies-mesticos-apaixonantes

O cruzamento conferiu um ar mais suave para o mestiço, que tem um focinho mais curto e menos pontudo, característica que torna o husky siberiano mais “feroz”. Não é possível saber qual será o tamanho deste filhote quando ele estiver totalmente desenvolvido: o husky siberiano é um cão de porte médio (ele parece maior por causa da pelagem densa), mas o São Bernardo é um molossoide. 

O temperamento também precisa ser descoberto: este filhote será um São Bernardo mestiço, agitado e sempre ligado nos 220V, ou um husky siberiano mestiço, tranquilo e bonachão? 

18. Com shiba 

Um shiba inu e um husky siberiano cruzaram e o resultado foi este mestiço, que parece ser um shiba “decorado” com as marcações da raça russa. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

O shiba é uma raça japonesa bastante antiga: foram encontradas ossadas de cães muito parecidos, datadas de cinco mil anos. Sendo assim, ele é um cão primitivo e rústico, provavelmente empregado na caça de pequenos roedores em hortas e jardins. 

O mestiço pode mesclar as características das duas raças: curiosidade, persistência, sociabilidade, inteligência e muita energia para atividades físicas. Para descrevê-lo, basta dizer que ele é um pequeno husky siberiano. 

19. Com terra nova 

Terra nova é um grupo de cães que se desenvolveu em uma ilha na costa leste do Canadá (Newfoundland; o termo é empregado até hoje para a ilha, mas, no século 16, era usado de maneira genérica pelos europeus para designar terras exploradas em outros continentes). 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Trata-se de um cachorro forte, resistente, rústico e primitivo. Ele provavelmente descende dos animais que migraram com grupos humanos há dezenas de milhares de anos para a América. A raça contou também com a participação do grande cachorro preto, trazido pelos vikings em suas expedições nos séculos 11 e 12. 

A pelagem é escura, marrom ou preta, mas esta cachorra revelou um belo casaco tricolor: preto e castanho com manchas brancas. Apesar da força física, a mestiça herdou a gentileza e a elegância dos terras novas e também manteve as marcações dos huskies siberianos. 

20. Com terrier irlandês 

Ao contrário do primo escocês, que é pequeno, o terrier irlandês é um cachorro de porte médio para grande, sempre descrito como brincalhão e animado. Pelo que se pode ver na foto, o ancestral é um terrier irlandês de pelo duro, já que o filhote exibe uma barba mais dura. 

Huskies-mesticos-apaixonantes

Ele não herdou quase nada do husky siberiano, além das marcações na cabeça. As orelhas são arredondadas e caídas, como as de um terrier irlandês. O mestiço parece não ser de muitos amigos, mas os cães das duas raças são fiéis e muito companheiros, apesar de precisarem de adestramento e socialização. 

Este cachorrinho provavelmente será muito agitado e veloz. O terrier irlandês, também conhecido como “pequeno demônio”, é um excelente caçador de roedores; por isso, passa o tempo todo em atividade. 

Você também vai gostar...