Às vezes, tudo que precisamos são alguns minutos de atenção. Isto vale para humanos e para os cachorros também. Um homem em situação de rua e uma cachorra fizeram uma bela amizade a partir de encontros diários rápidos, mas cheios de significado para eles.
Mimi é uma cachorra sem raça definida que vive em São Paulo com sua tutora, Edna Komori. A peluda viralizou nas redes sociais por causa dos flagrantes filmados e fotografados dos encontros com o morador de rua.
Uma bela amizade
A tutora não sabe dizer como começou o relacionamento entre Mimi e o morador de rua, conhecido apenas como Sebastião. Edna percebeu apenas que a cachorra passou a mostrar-se ansiosa no início da manhã.
Mimi dava sinais de que estava esperando alguém e, assim que a porta da casa era aberta, ela corria para o portão e ficava observando. De acordo com a tutora, este passou a ser o momento mais importante do dia para Mimi.
Em poucos instantes, o morador de rua passa pela calçada e nunca deixa de parar por alguns
instantes para cumprimentar a cachorra. Mimi fica entusiasmada com a visita do amigo, que também se sente reconfortado com a alegria da cachorra.
Talvez Mimi consiga perceber, de alguma maneira, as dificuldades enfrentadas por Sebastião. Ela também foi uma moradora de rua, até ser encontrada e adotada por Edna. Mimi vivia com outro sem-teto, até que ele faleceu e ela ficou sozinha e desamparada, até ser acolhida pela atual tutora.
A cachorra é muito sociável e sempre procura chamar a atenção das pessoas que passam na rua em frente à casa. Em algum momento, em suas andanças pelo bairro, Sebastião passou a dedicar alguns instantes.
Esta pequena gentileza foi suficiente para fazer brotar uma amizade incondicional. Mesmo sem saber consultar relógios, Mimi sabe a hora em que o amigo está se aproximando e fica aflita para chegar ao portão.
A rotina de Sebastião
A cachorra adora os afagos e cafunés que recebe do morador de rua. Sebastião dedica parte do seu tempo para conversar com Mimi. Ele demonstra que mesmo aqueles que não têm nada material para oferecer podem melhorar o dia, oferecendo o que todos podem doar: atenção e carinho.
Os encontros diários da dupla deram a volta ao mundo e enterneceram milhares de corações. Além das curtidas e comentários na página de Edna no Facebook, a amizade entre Mimi e Sebastião foram apresentadas em jornais como o italiano La Stampa, o francês Le Monde e até mesmo o site vietnamita A Family.
O interesse despertado nas redes sociais também atraiu repórteres brasileiros. Edna afirmou que “Todos os cachorros, gatos e até pássaros do bairro amam este homem”. Sebastião é gentil e delicado, sempre oferecendo afagos e até parte do que consegue obter para se alimentar no dia a dia. Ele compartilha pães e as aves locais sabem que podem se aproximar sem medo para bicar as migalhas distribuídas pelo sem-teto.
A adoção
Edna já conhecia a cachorra, que rodava as ruas do bairro em companhia de outro sem-teto. Ela sempre teve interesse em conhecer mais de perto a história daquela dupla, tão desprovida de tudo e, ao mesmo tempo, tão rica de delicadezas e atenções prontas para serem partilhadas.
Quando o tutor morreu, Edna sabia o que tinha de fazer. Ela acolheu Mimi, providenciou uma consulta médica, vacinas e medicamentos necessários para garantir a boa saúde da cachorra. Mimi se adaptou rapidamente à vida nova.
Ela aprendeu as regras da casa e identificou a rotina: hora de acordar, tomar as refeições, sair para passear e esperar o amigo com todas as carências materiais possíveis, mas disposto a doar o que tem de melhor: atenção, cuidado e agrados.
Ao observar a cachorra reconstruindo a sua vida, Edna percebeu que foi ela a mais beneficiada com a adoção. Mimi está sempre por perto, para garantir a segurança da mãe adotiva. Ela observa atentamente todos os movimentos, por mais simples que sejam, e está a postos para alegrar o dia a dia da pequena família.
Mimi se desdobra entre as atenções com a tutora e momentos de lazer e descontração. A cachorra não tem preocupações em relação ao presente e ao futuro. Ela apenas faz questão de não faltar aos encontros diários com o amigo.
Entre Sebastião e Mimi, surgiu uma amizade desinteressada. Sem querer, a dupla, através das postagens de Edna, está ensinando milhares de pessoas sobre a importância da solidariedade e a alegria proporcionada pela amizade.
Não se sabe exatamente como o relacionamento de Mimi e Sebastião começou, mas é possível observar que a amizade faz muito bem aos dois parceiros. Os encontros diários se enchem de significados intraduzíveis, que com certeza tornam a vida mais agradável, menos penosa para o morador de rua e muito mais alegre para a peluda, que sabe identificar a importância real de cada momento.