InícioHistórias FelizesCachorrinho corre atrás de carro na esperança de ser resgatado

Cachorrinho corre atrás de carro na esperança de ser resgatado

Ele escolheu uma nova amiga, perseguiu o carro e exigiu que fosse resgatado e salvo.

Ele escolheu uma nova amiga, perseguiu o carro e exigiu que fosse resgatado e salvo.

Valia Orfanidou estava trafegando por uma estrada rural da Grécia, a 160 km da capital, quando, de repente, um cachorrinho preto e branco saltou de trás de um arbusto e passou a perseguir o carro.

Observando pelo retrovisor, a mulher percebeu que o animal estava determinado a segui-la. Por sorte, a região apresenta pouco movimento. Em uma rodovia de tráfego mais intenso, o animal certamente teria sido atropelado.

O primeiro pensamento de Valia foi “oh, não, mais um”.  De acordo com a ativista, as ruas da Grécia são “um abrigo a céu aberto, quem não quer mais o seu pet simplesmente o joga fora, não pensa em outra opção”.

Esta mulher é voluntária em várias entidades de resgate e abrigos gregos, como Second Chance, Animal Action e Save a Greek Stray. Ela sabe que os cinco milhões de cachorros e três milhões de gatos vadios da Grécia precisam de todo tipo de ajuda que conseguirem obter.

Cachorrinho corre atrás de carro na esperança de ser resgatado

Resgate e adoção

Pelo seu histórico, Valia nunca deixaria um animal para trás – e parece que o cachorro sabia disso. Ele perseguiu o carro por algumas centenas de metros, expondo-se a alguns riscos sérios, mas determinado a ser levado na carona.

Valia rapidamente pisou no freio, para verificar melhor a situação. Quando a motorista parou o carro no meio fio – inclusive para evitar um acidente, porque o cachorro estava muito determinado a persegui-la – o peludo se escondeu atrás do pneu.

cachorrinho persegue carro e exige ser resgatado

Foi uma espécie de jogo entre humano e canino: quando Valia se aproximava, o filhote se escondia; se ela dava um passo atrás, ele aparecia e latia com vontade, como se estivesse tentando dizer alguma coisa.

O cachorrinho estava muito assustado: ele precisava tentar qualquer coisa que o tirasse daquele fim de mundo, no meio do nada. Provavelmente, quando viu um carro se aproximando, o peludo pensou: “aí está chegando a minha salvação”.

cachorrinho persegue carro e exige ser resgatado

Foram dez minutos de esconde-esconde, até que Valia conseguiu agarrar o cachorro e colocá-lo no banco de trás do carro. Aparentemente, era o que ele queria: acomodado e seguro, o peludo passou a latir alegremente. Finalmente, acomodou-se e tirou uma soneca, enquanto a motorista o conduzia para a segurança.

Valia levou o cachorrinho imediatamente ao veterinário. Ele estava sujo e um pouco magro, mas, para quem passou um tempinho comendo apenas o que encontrava nas ruas e lixeiras, o peludo estava surpreendentemente saudável. O médico avaliou que ele tinha entre dois e três meses de vida quando foi resgatado.

cachorrinho persegue carro e exige ser resgatado

O cachorro foi então levado para o SCARS – Second Chance Animal Rescue Society (sociedade para resgate animal Segunda Chance; a sigla em inglês pode ser traduzida como “cicatrizes”), uma das entidades que recebe o apoio voluntário de Valia.

Vacinado e vermifugado, o cachorrinho foi acolhido em um lar amoroso e responsável, em Atenas, a capital do país. Ele recebeu o nome de Bandit e está esbanjando saúde, crescendo rapidamente com os cuidados necessários.

cachorrinho persegue carro e exige ser resgatado

Valia afirmou ao site The Dodo, especializado em histórias sobre animais de estimação: “Bandit é muito inteligente e determinado – talvez um pouquinho teimoso. Mas é um cachorro muito leal e está sempre querendo aprender coisas novas”.

Bandit realmente está aprendendo rapidamente com o novo mundo que está encontrando: ele está descobrindo a existência de coisas como camas fofinhas, carinhos, tigelas de comida cheias e regras que devem ser cumpridas. Todos os cachorros e gatos deveriam ter a oportunidade de aprender todas estas coisas.

O trabalho de Valia

Orfanidou é blogueira. Ela mantém o canal no Youtube e o blog The Orfhan Pet, com registros de histórias de resgates de animais por toda a Grécia. O objetivo é conscientizar a população sobre o problema.

O trabalho voluntário  envolve esterilização e castração, resgate e realocação de cães e gatos abandonados. Orfanidou propõe formas lúdicas de educação e conscientização, sempre com um toque divertido e respeitoso.

cachorrinho persegue carro e exige ser resgatado

De acordo com a ativista, cães e gatos resgatados, “mesmo que tenham passado pelo inferno”, podem se tornar incríveis animais de estimação. A capacidade de perdoar e seguir adiante dos peludos é algo surpreendente.

A atuação de Orfanidou continua mesmo depois que novos lares são encontrados para acolher os animais vadios. A resgatadora grega mantém contato com as famílias dos adotantes, para acompanhar o progresso dos peludos e atualizar as postagens nas redes sociais.

Veja o vídeo:

Cães Online
Cães Online tem por objetivo trazer informações confiáveis sobre os melhores amigos dos humanos. Nosso contato: [email protected]
RELACIONADOS

Últimas Publicações