Cachorro que parece urso: conheça algumas raças

Certas raças de cachorros encantam pela aparência de urso. Conheça um pouco mais sobre elas.

Seja pela semelhança com bichos de pelúcia, seja pelo porte, agressividade e dominância, algumas raças de cachorro se parecem muito com ursos. Alguns cães pastores e boiadeiros, aliás, foram selecionados justamente para defender rebanhos de vacas, carneiros e cabras contra os constantes ataques no hemisfério norte, onde as duas espécies se desenvolveram.

Cachorros que se parecem com ursos fazem sucesso com os humanos. Um dos mais antigos de que há registro é o grande cão urso preto, desenvolvido na Escandinávia. A raça se espalhou pelo Ocidente, quando os vikings, a partir do século 10º, passaram a explorar o mar – eles costearam toda a Europa, invadiram as ilhas britânicas, Islândia, Groenlândia e estabeleceram colônias na costa atlântica da América do Norte, onde, séculos mais tarde, surgiu o terra nova, um cachorro imenso muito parecido com um urso-negro.

Bichos de pelúcia

Enquanto os mastins – cães grandes geralmente usados na guarda, na caça e no pastoreio – se parecem com os ursos reais, violentos e assustadores, alguns peludos de pequeno porte são sempre comparados com os ursinhos de pelúcia: são peludos, pequenos e muito fofos.

Bichon frisé

cachorro que parece urso

Sempre confundido com um poodle, o bichon frisé se parece com uma nuvem, com sua pelagem branca, farta e muito leve. Ele é brincalhão, ativo e muito carinhoso. É também equilibrado e é uma excelente companhia para crianças.

Cavapoo

cachorro que parece urso 1

É um mestiço de cavalier king charles spaniel e poodle, ainda não reconhecido por nenhuma federação cinológica. O pelo espesso e ondulado, que chega a fazer cachos, apresenta uma variedade de cores, do branco ao castanho.

Pomsky

cachorro que parece urso 2

Mais um mestiço muito popular na Europa, fruto de acasalamentos entre huskies siberianos e lulus da Pomerânia. O resultado mais notável é um husky de pequeno porte, de pelagem eriçada. A nova raça está sendo desenvolvida nos EUA.

Poochon

cachorro que parece urso 3

Desta vez, o acasalamento ocorre entre poodles toy e bichons frisé. Os filhotes são perfeitos bichinhos de pelúcia, com pelagem densa, farta e encaracolada. A raça vem sendo desenvolvida na Austrália desde os anos 1990. O cãozinho é ativo, sociável e hipoalergênico.

Cockapoo

cachorro que parece urso 4

As primeiras tentativas de acasalamento ocorreram na década de 1950. Os filhotes ficam no meio do caminho entre o cocker spaniel americano e o poodle: porte pequeno, muito peludos e adornados com cachos, mas os criadores não conseguiram fixar um padrão até hoje.

Pequinês

cachorro que parece urso 5

Muitos tutores consideram o pequinês como um ursinho, enquanto outros o acham parecido com um leãozinho. Já foi muito popular no Brasil, até os anos 1970. O pequinês, bravo, pequeno, doce e inteligente, é conhecido pelo menos há quatro mil anos na China.

Lhasa apso

cachorro que parece urso 6

O pelo longo e denso, que pode apresentar até três cores, torna o lhasa apso muito parecido com um ursinho de pelúcia, mas os cães da raça são excelentes cães de guarda. Eles também são calmos, higiênicos e silenciosos, a menos que estejam alertando para algo errado nos arredores.

Shih tzu

cachorro que parece urso 7

A raça descende de lhasa apsos e pequineses. O shih tzu é um pouco menor é o focinho é achatado, em comparação com a cabeça mais alongada do lhasa apso. É um cãozinho fiel, dedicado e muito persistente. Alguns tutores consideram que ele se parece com um leão, e não com um urso.

Poodle toy

cachorro que parece urso 8

É a menor variedade da raça francesa, considerada a segunda mais inteligente do mundo. Peludo e pequeno como um brinquedo, ele é um cão de trabalho e, por isso, deve se envolver em muitas atividades durante o dia. O poodle toy foi reconhecido apenas no século 20, mas já era descrito 300 anos antes.

Lulu da Pomerânia

cachorro que parece urso 9

A menor variedade do spitz alemão mantém as características da raça. Apesar da semelhança com um bicho de pelúcia, é um cão de guarda extremamente atento e fiel aos tutores. O lulu da Pomerânia também é conhecido como zwergspitz (spitz anão), mas não apresenta características de nanismo.

Grandes e ferozes

As raças apresentadas a seguir são imensas, com pelagem densa, escura e desgrenhada. Apesar de domesticados – e alguns, de fato, são muito mansos –, eles mantêm os hábitos predatórios herdados: na natureza, os cães selvagens são preferencialmente carnívoros, uma característica partilhada com os ursos.

Terra nova

cachorro que parece urso 10

Grandes, fortes e musculosos, os terras novas descendem dos antigos cães ursos escandinavos levados para a América do Norte pelos marinheiros vikings, no século 11, para a península do Labrador e nordeste dos EUA. Séculos mais tarde, na época das Grandes Navegações, os conquistadores europeus encontraram estes cães, miscigenados com animais nativos, que receberam o nome da região: newfoundland.

Com peso médio de 60kg e atingindo até 68 cm de altura na cernelha, o terra nova se parece com um urso-negro, mas tem o temperamento de um ursinho de pelúcia: ele é dócil, adora brincar com humanos e com outros pets e é extremamente protetor no relacionamento com a família.

A raça é classificada como “retriever”: o terra nova é um cão d’água – é ancestral direto do retriever do Labrador, desenvolvido na mesma região a partir do século 18 (os labs originais eram todos pretos). Ele precisa de espaço, de caminhadas e de pelo menos 30 minutos de atividades físicas moderadas a intensas.

Cão da montanha dos Pireneus

cachorro que parece urso 11

Este molossoide se desenvolveu no sul da França, próximo à divisa com a Espanha. Os machos podem chegar a 80 cm de altura. As características da raça já estavam fixadas pelo menos desde o século 14 – os cães foram descritos por um conde francês por volta de 1350, mas tornaram-se famosos durante o reinado de Luís 14, no século 18.

Os cães da montanha dos Pireneus são fortes, grandes e imponentes. Eles foram desenvolvidos para o pastoreio, para defenderem, sozinhos, os rebanhos contra os ataques das feras. Os animais da raça também foram empregados para a caça de lobos e javalis.

Sempre alerta, inteligente, corajoso e equilibrado, o cão da montanha dos Pireneus é independente, mas gosta da companhia da família humana, especialmente das crianças. Ele pode ser um pouco teimoso, exigindo adestramento adequado. Consegue se adaptar a pequenos ambientes, mas é muito barulhento: ele adora latir, principalmente quando considera que alguma coisa está errada.

Leonberger

cachorro que parece urso 12

Esta é uma raça recente, desenvolvida na década de 1830, em Leonberg, no sul da Alemanha. Um conselheiro da cidade acasalou uma terra nova com um São Bernardo: o resultado foi uma ninhada de cães grandes, peludos e muito resistentes. Décadas mais tarde, também foram usados cães da montanha dos Pireneus também foram empregados nos cruzamentos seletivos.

Pouco conhecido no Brasil, o leonberger é bastante popular na Europa, especialmente no meio rural: ele ainda é empregado na guarda de fazendas e no transporte de mercadorias. Mesmo assim, a raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial.

O leonberger é grande, forte, musculoso e muito elegante. É um perfeito cão de família, companheiro e muito dócil especialmente com crianças: é mais um caso de “gigante gentil”. Autoconfiante e geralmente submisso, ele pode atacar desconhecidos considerados como ameaças. Os cães da raça são frequentemente comparados com leões e ursos.

Mastim tibetano

cachorro que parece urso 13

A raça é antiquíssima, tendo acompanhado grupos nômades nativos da Índia, Nepal e China, onde até hoje é considerado um símbolo de status. O mastim tibetano, também conhecido como montanhês do Himalaia, é um dos cães mais pesados, alcançando mais de 70 kg.

A pelagem é grossa e eriçada, com uma cauda portada enrolada sobre o dorso, dando impressão de ser ainda maior. No norte da Índia, o mastim tibetano ainda é usado na caça ao leopardo-das-neves. Forte e corajoso, ele também se tornou um excelente animal para a guarda de pessoas e propriedades.

A raça foi introduzida na Europa no século 19. O então vice-rei da Índia (na época, ocupada pela Grã-Bretanha) ofereceu um exemplar para a rainha Victoria, em 1847. Um mastim tibetano nunca desiste de uma tarefa: ele é muito persistente e teimoso, mas é também guardião e muito corajoso.

Keeshond

cachorro que parece urso 14

É um cão muito antigo, atualmente conhecido como spitz alemão. No Brasil, apenas a variedade miniatura é mais popular: o famoso lulu da Pomerânia. Na Alemanha, o keeshond é chamado de “spitz lobo”. Independentemente do porte, todos os spitz alemães impressionam pela cauda espessa e pela pelagem densa, com subpelo abundante, especialmente ao redor do pescoço. Os olhos pequenos e as orelhas pontudas conferem uma aparência atrevida a estes cães.

O keeshond está sempre alerta e alegre. É um cão muito apegado à família humana, o que o torna ideal para companhia. Mas o alto grau de atenção e a desconfiança em relação a estranhos também garantem excelentes cães de guarda.

O keeshond é considerado o cão mais antigo da Europa. Ele provavelmente conviveu com os primeiros humanos que atravessaram os Alpes, seguindo para o norte do continente. Ele é um animal de porte médio, muito parecido com uma fera, mas inteligente e dócil com toda a família.

Pastor do Cáucaso

cachorro que parece urso 15

É um cão primitivo e rústico, desenvolvido entre os mares Negro e Cáspio, há milhares de anos, para a caça, o pastoreio e, posteriormente, a guarda de propriedades. Diversas penitenciárias russas empregam pastores do Cáucaso para a vigilância dos detentos.

A raça também é muito popular na Armênia, no Azerbaijão e principalmente na Geórgia, país com grandes populações de chacais, lobos e ursos; as atividades rurais seriam praticamente impossíveis sem a presença atenta dos pastores do Cáucaso.

Territorialista, independente e muito dominante, o pastor do Cáucaso se caracteriza pela aversão a pessoas estranhas e precisa ser bem adestrado e socializado desde filhote. Ele é considerado um animal violento, inclusive tendo sido proibido em alguns países europeus. Os criadores vêm usando cruzamentos seletivos para tornar os cães da raça mais dóceis.

Old english sheepdog

cachorro que parece urso 16

As origens do antigo “cão pastor inglês” são incertas: ele quase certamente descende de terriers e hounds do continente europeu, já que as raças britânicas apresentam porte menor e um macho da raça pode ultrapassar os 60 cm de altura.

O certo é que, em suas tarefas de pastoreio, o sheepdog já enfrentou muitos ursos na vida real, defendendo os carneiros da Grã-Bretanha. Ele é conhecido também como bobtail, já que, em muitos países, o padrão exige que a cauda seja amputada: o apêndice era considerado o ponto fraco da raça, nas brigas com lobos e ursos.

A partir do final do século 19, através de cruzamentos seletivos, o old english sheepdog se tornou mais dócil: os instintos agressivos foram inibidos. A pelagem densa e eriçada se manteve, proporcionando uma aparência ainda maior e mais agressiva para os cães da raça, que destoa completamente do temperamento destes peludos.

Samoieda

cachorro que parece urso 17

Ele se parece com um urso-polar. Os samoiedas, povo nômade que vive na Sibéria (Rússia). Cães de diversas cores eram usados para pastorear renas mais ao sul, mas os animais brancos eram os preferidos para a caça na região ártica. Os cães da raça, mais fortes e musculosos, também se adaptaram à tarefa de puxar trenós.

Em 1889, o primeiro exemplar foi apresentado no Ocidente, em uma exposição na Inglaterra. O padrão oficial foi definido 20 anos depois. Apesar do tamanho e do aspecto feroz, o samoieda é dócil – ele também já foi empregado para aquecer crianças nos frios invernos russos. Por isso, ele não deve ser adotado para guarda.

Um samoieda é extremamente brincalhão (ele é conhecido como “o cachorro que ri”), mas muito obediente aos comandos dos tutores. Atualmente, há cães brancos, com a pelagem creme e “leite e biscoito”: branco com pequenas manchas um pouco mais escuras espalhadas pelo corpo.

Chow-chow

cachorro que parece urso 18

Ele acompanhou boa parte da história da China, mas análises de DNA descobriram que a raça surgiu um pouco mais ao norte, na Mongólia e no leste da Sibéria, tendo migrado para a “Terra do Meio” no final do século 3º AEC. Durante a dinastia Han (206 AEC – 220 EC), o chow-chow era uma estampa frequente na cerâmica chinesa.

Na terra natal, a raça é conhecida como songshi quan (cão-leão), mas, desde que chegou ao Ocidente, no começo do século 19, o chow-chow é comparado com ursos. Ele chegou a ser exibido em zoológicos da França e dos Países Baixos como espécie exótica.

O chow-chow é um cachorro do tipo spitz (primitivo) bastante versátil: ele já atuou como cão de caça, de guarda e de trenó. Os cães da raça são independentes, reservados e silenciosos, mas muito leais aos tutores. O chow-chow é territorialista e muito teimoso, exigindo adestramento adequado desde filhote.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário