Em períodos chuvosos, a contaminação por Leptospirose pode aumentar nos cães. Saiba mais!

Você sabia o período de chuva favorece o aparecimento da Leptospirose? Essa doença é popularmente conhecida como urina de rato e traz prejuízo para a saúde do seu melhor amigo, por isso, os tutores precisam ficar atentos. A zoonose pode atingir tanto o dono, quanto o cachorro. Portanto, é preciso ficar em alerta!

chuva-leptospirose

As chuvas são frequentes nesta época do ano, elas refrescam e deixam o clima melhor. Entretanto, neste período é comum Leptospirose aparecer. Ela é causada por uma bactéria, que consegue penetrar na pele. Mas há outras formas de contaminação como a ingestão de água e alimentos.

Como a Leptospirose é transmitida?

A zoonose é transmitida por meio dos ratos, através da sua urina. Desta forma, além de atingir os cães, também, podem alcançar os tutores. Animais que estão com sistema imune mais debilitados, ficam mais vulneráveis à doença. Além disso, a gravidade da Leptospirose depende de dois fatores: da bactéria e do sistema de defesa.

Em períodos de chuvas, é comum ocorrer grandes inundações e assim a urina dos roedores se espalha com mais facilidade, sendo uma fonte de contágio para os cachorros. Geralmente, os animais que têm a doença apresentam sintomas como falta de apetite, vômito, febre, urina de cor marrom e alteração na função hepática.

Formas de prevenção da Leptospirose

É preciso proteger o seu melhor amigo da doença, porque ela pode ser fatal. Você sabia que os ratos são atraídos pela ração, que o seu cachorro come? Eles podem urinar próximo ao comedouro. Por isso, tente colocar a vasilha em um local mais alto.

Guarde a ração em um pote bem fechado e certifique-se que ela esta bem tampada. Coloque a vasilha em um local alto, onde os roedores não alcancem com facilidade. Além disso, evite a contaminação da água e alimentos pela urina do rato, não acumule lixo na sua casa, porque os ratos são atraídos pela sujeira, durante a chuva, evite o máximo de contato com as águas de enchentes.

A Leptospirose tem tratamento?

A doença pode ser prevenida por meio da vacinação. Por isso, leve o seu melhor amigo para um veterinário de confiança, para que ele possa receber a vacina. A Leptospirose tem tratamento, que é realizado com antibióticos específicos e com a orientação de profissional.
Curiosidade!

Os gatos não adoecem por causa da Leptospirose, eles contam com uma resistência natural.

Cuide bem do seu melhor amigo, sempre! Gostou das dicas? Deixe a sua opinião!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui