Festa de aniversário para cachorro: frescura ou diversão?

As redes sociais estão cheias de imagens de festas de aniversário para cachorros. Elas são válidas?

Um número cada vez maior de tutores têm investido em festas de aniversários para os seus cachorros. Inclusive em função da queda do número de filhos por casal, uma tendência mundial, os peludos estão recebendo atenções impensáveis há algumas décadas. Mas, afinal, estas celebrações são frescura ou diversão? Elas são válidas.

Cada indivíduo é um universo por si mesmo e age de acordo com as suas vontades, opiniões e convicções. Mas, nós vivemos em comunidades e, com o avanço das redes sociais, estamos cada vez mais conectados – e expostos a críticas dos internautas por quase tudo que fazemos.

Seja como for, quem acredita ser necessário fazer uma festa de aniversário para o cachorro e posta no Facebook e no Instagram imagens da celebração precisa estar preparado para as manifestações dos internautas.

Um exemplo das reações

A tutora Joselyn Ávila, que vive em El Progreso (Honduras) com Justin, o seu filho de quatro patas. Em dezembro de 2022, a jovem postou um vídeo e algumas fotos da festa de aniversário preparada especialmente para o peludo.

Justin aparece nas imagens em uma sala decorada com balões e cartazes, com direito a bolo de aniversário, petiscos e até mesmo um chapéu festivo. A tutora, os parentes humanos e alguns convidados de quatro patas participam da festa. Pelas imagens, não é possível saber se as guloseimas eram especiais para cachorros.

Festa-de-aniversario-para-cachorro

A fotos foram acompanhadas com uma postagem sobre o evento. Joselyn escreveu: “Estou compartilhando uma pequena reunião que tivemos em família no aniversário do meu Justin. Obrigado a todos que dedicaram seu tempo para parabenizá-lo”. A tutora não imaginava qual seria a reação dos internautas.

A imensa maioria das reações foi negativa. Muitos usuários do Facebook questionaram o fato de gastar dinheiro com um cachorro, enquanto tanta gente passa fome e não tem nada para comer. “Não é ruim amar os animais, mas isto foi longe demais: que loucura!”, escreveu um dos seguidores de Joselyn.

Lacrações e cancelamentos

As redes sociais, ao mesmo tempo, uniram e afastaram as pessoas. Ao visualizar postagens sobre os mais diversos assuntos, muitos internautas se sentem no direito de comentar e criticar – e, muitas vezes, esses comentários e críticas exageram na acidez.

Nos tempos que correm, muitas pessoas permanecem online durante praticamente todas as horas em que ficam acordadas. Muitas atitudes e opiniões são consideradas “gatilhos” para grupos que não dispõem dos recursos necessários.

Festa-de-aniversario-para-cachorro

A festa de aniversário do cachorro Justin foi criticada porque “muitas pessoas não têm o que comer” e as imagens potencializariam as carências. Seguindo o mesmo raciocínio, surgem críticas sobre compras, passeios e viagens, durante uma crise global em que grande parte da população mundial não detém os recursos mínimos necessários para uma vida digna.

Na mesma linha de raciocínio, surgiu o “lugar de fala”: sob esta ótica, apenas os injustiçados teriam direito a reclamar das injustiças. Em última análise, um heterossexual não poderia se posicionar contra a homofobia; um ateu não poderia denunciar a intolerância religiosa.

Celebrações e exageros

Não há nada errado em comemorar o aniversário dos animais de estimação. Os cachorros não dão nenhum valor a “datas especiais” – eles nem ao menos reconhecem o calendário, uma invenção tipicamente humana.

Mas a festa organizada por Joselyn serviu para alguns momentos divertidos e descontraídos com a família – incluindo os cachorros neste núcleo doméstico. Preparar uma festa apresenta um componente lúdico que contribui para relaxar, combater o estresse e outras doenças psicossomáticas.

Festa-de-aniversario-para-cachorro

O exagero deve ser contido. Pode-se discordar, por exemplo, da festa de aniversário organizada pelo indiano Shivappa Yellappa Maradi para o retriever do Labrador Krish, ocorrida em junho de 2022.

O tutor realmente errou na dose. Ele convidou mais de quatro mil pessoas para a festa, que teve um bolo de aniversário de 100 kg – um exagero, certamente. É bem diferente de organizar uma festinha com os familiares em casa, que não conta com um orçamento milionário.

Como celebrar?

Caso os tutores queiram fazer alguma coisa politicamente correta, eles podem pensar em distribuir alimentos, agasalhos e brinquedos para cachorros de rua, enquanto passeiam com os aniversariantes. É uma bela forma de marcar a data, celebrar o aniversário e promover uma ação social.

Mas todos nós somos um pouco egoístas. Do contrário, ninguém usaria roupas, pensando nas multidões que não têm como se agasalhar nas mais diversas partes do mundo. É importante engajar-se em atividades que tornem o mundo melhor, mas os excessos são sempre prejudiciais.

Por isso, os tutores que acharem importante – ou apenas divertido – podem e devem fazer festas de aniversário para os peludos. O ideal é preparar petiscos que não prejudiquem a saúde e o bem-estar do aniversariante e dos convidados.

A decoração colorida só faz sentido para os humanos presentes na festa: os cachorros não enxergam as cores da mesma forma e, para eles, enfeites vermelhos e amarelos são pálidos e sem graça.

Os tutores podem organizar brincadeiras com os cachorros na festa. É possível enfeitar o aniversariante, mas sem exageros, especialmente com acessórios que dificultem a movimentação do peludo.

De qualquer maneira, os cachorros preferem um evento mais significativo para eles, como um passeio demorado, a brincadeira favorita envolvendo toda a família, um cantinho aconchegante para as muitas sonecas do dia.

As festas de aniversário de cachorros surgiram com mais força nos EUA, na última década, e foram importadas para o Brasil recentemente. Algumas comemorações foram usadas mais para promover os anfitriões e convidados humanos do que para divertir os cachorros. Isto é desnecessário e não acrescenta nada para os peludos.

Todos nós temos o direito de celebrar – seja o que for. É importante, sempre que possível, incluir os demais residentes do planeta que sofrem com privações e carências, mas comemorar e divertir-se é importante inclusive para promover a nossa saúde integral.

Para os cachorros, vale lembrar que um dia especial é aquele em que há muitos passeios, brincadeiras, cafunés e carinhos – quem sabe, até mesmo um cochilo ao lado do tutor. Eles não sabem quando fazem aniversário, mas identificam muito bem a alegria e a descontração do grupo familiar.

Você também vai gostar...