InícioCuriosidades Homem constrói casa subterrânea para cães abandonados

[VÍDEO] Homem constrói casa subterrânea para cães abandonados

Em apenas 60 dias, um tailandês construiu uma casa para cães de rua com muito capricho.

Pode-se dizer que ele é uma mistura de mestre de obras, artista plástico e ativista dos direitos dos animais. Em apenas 60 dias, este homem limpou o terreno, escavou o solo, colheu as varas e estacas da estrutura, construiu uma casa subterrânea e decorou-a com um lago de peixes, uma ponte, esculturas e jardim. Tudo isso para abrigar cães de rua.

Todo o trabalho – da limpeza do terreno à soltura dos peixes no lago – foi filmado e publicado na Wilderness TV, um canal do Youtube que já tem mais de 5 milhões de assinantes e divulga ações de resgate e abrigo de cães abandonados na Tailândia.

homem-constroi-casa-subterranea-para-caes-de-rua

O vídeo

O projeto apresentado no vídeo mostra a construção de uma casa subterrânea, projetada para abrigar alguns filhotes de cachorro. O trabalho da equipe da Wilderness TV (o termo significa “região selvagem”) mostra a limpeza do terreno, a coleta do material necessário e a escavação.

Uma vez construído o abrigo, o espaço foi decorado com motivos ancestrais da Tailândia. Sobre a casinha dos cachorros, escavada, limpa e forrada com argamassa produzida no próprio local, surge uma cabeça humana.

Os braços não podem ser vistos (estão enterrados), mas as mãos seguram um “naga”. Trata-se de um ser semidivino, presente no Hinduísmo e no Budismo, que atua como guardião. Ele se parece com um dragão. É da boca do naga que escorre a água, formando o lago que protege a casa subterrânea.

Um único voluntário faz todo o trabalho: além de escavar a casa (que tem duas entradas, uma delas pela boca do homem enterrado), ele também abriu o fosso, esculpiu o naga (com estrutura de bambu recoberta por argila) e formou o lago.

homem-constroi-casa-subterranea-para-caes-de-rua

Tudo pode ser visto nas imagens. Quando o projeto já estava pela metade, o homem trouxe os cachorrinhos, que foram alimentados e levados para a casa subterrânea – os peludos logo se acostumaram ao local. Eles foram encontrados vivendo sem cuidados em uma caverna próxima.

O artista teve cuidados especiais: ele esculpiu os olhos, orelhas e boca da cabeça que se projeta acima da casa subterrânea, assim como todos os detalhes do naga. O trabalho é tão pormenorizado que até as escamas foram feitas uma a uma.

Para trabalhar o barro e a argila, o próprio artista carregou água do rio Mekong, que passa a algumas dezenas de metros do novo santuário para os cães. A serpente foi pintada de verde e dourado, com pigmentos extraídos de pedras e folhas do local.

O lago que compõe o espaço é alimentado por um sistema de encanamentos formados por tubos de bambu, matéria-prima abundante na região. O sistema é retroalimentado: a água flui pelo lago, volta ao reservatório e é novamente bombeada para voltar a sair da boca do naga.

O projeto

O objetivo da Wilderness TV é mostrar para as pessoas ao redor do mundo que “os animais silvestres e de estimação devem ser defendidos pelos humanos. E também temos que dar amor e carinho a eles”.

Não é a primeira construção do autor. Em 2020, ele ergueu um castelo, com barro e ramos de árvores, também para abrigar cães de rua.  O passo a passo da obra também pode ser visto no canal do Youtube.

Este castelo tem três torres, várias entradas, uma escada externa e um fosso. Da mesma forma que na casa subterrânea, este abrigo é rodeado por um belo gramado, plantado pelo próprio artista, que usa técnicas ancestrais para retirar as plantas, com baixo impacto para a flora local.

Os vídeos são assistidos por milhões de pessoas no mundo todo, inclusive por aqueles que querem reproduzir o projeto. A construção da casa subterrânea é uma espécie de tutorial, apresentando todas as técnicas adotadas.

O mais importante é que as imagens, curiosas, atraentes e impactantes, chamam a atenção dos internautas para o problema dos cães abandonados, que está presente em quase todas as regiões do planeta.

O trabalho do artista e a veiculação dos vídeos ajudam a arrecadar fundos para o projeto de resgate e abrigo – os cãezinhos precisam de alimentos, medicamentos, vacinas, brinquedos, etc. – e também divulgam a importância da adoção responsável.

A Tailândia tem alguns milhões de cães e gatos vivendo nas ruas, mas, graças a iniciativas como esta, alguns deles encontram um local para se alimentar e descansar. Com sorte, eles até mesmo encontram uma família só para eles.

Veja alguns vídeos:

Para ver mais vídeos, acesse o canal: Wilderness TV

Cães Online
Cães Online tem por objetivo trazer informações confiáveis sobre os melhores amigos dos humanos. Nosso contato: [email protected]
RELACIONADOS

Últimas Publicações