As imagens de um casal viajando de moto com os cachorros está viralizando na internet.
O primeiro vídeo foi postado pelo perfil @jeancarlos, no Tik Tok. Desde então, as imagens foram compartilhadas milhões de vezes e estão presentes em todas as redes sociais. Realmente, é um prazer observar uma família viajando unida.
Nas imagens, um casal está no comando de uma motocicleta, que leva um reboque adaptado: um barril gradeado, em que podem ser vistos dois cachorrinhos simpáticos e curiosos, observando a paisagem da estrada.
Os autores das imagens não revelaram onde o filme foi gravado, mas os textos de apoio estão em espanhol. A aventura da família “mista” deve ter tido como cenário alguma estrada da América Latina ou, quem sabe, da Espanha.
Viajando com cachorros
Uma das principais dúvidas de quem pensa em adotar um cachorro é com quem deixar o peludo nas ausências. Cachorros são animais gregários que gostam – e realmente precisam – da companhia dos seus tutores.
É possível deixá-los com parentes, amigos, ou pelo menos pedir para que algum vizinho gentil se responsabilize por servir alimento, água e algum conforto durante as viagens dos tutores. Mas nunca é muito fácil encontrar candidatos dispostos a assumirem estas tarefas.
Outra opção é hospedar os peludos em um hotel para pets – este tipo de estabelecimento está cada vez mais comum nas cidades médias e grandes do país. Trata-se de um misto de creche e dormitório, em que os cachorros podem ficar quando os tutores estão ausentes, sem sentir muita falta deles.
Esta é uma solução prática e saudável, porque os cachorros ficam na companhia de outros humanos e caninos e, assim, não têm tempo para sentir muita saudade. Entre os contras, estão os preços das diárias e a dificuldade em encontrar um estabelecimento responsável, seguro, confortável e divertido.
O casal do vídeo do Tik Tok provavelmente escolheu ficar com o melhor dos mundos: cair na estrada em cima de uma moto, com toda a liberdade, e levar os filhos de quatro patas para curtir o passeio com segurança e comodidade.
O Dezembro Verde
Durante todo o mês de dezembro, campanhas de esclarecimento estarão esclarecendo a população sobre as graves consequências do abandono dos animais de estimação. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade da tutela responsável.
Com a chegada das festas e das férias de verão, aumenta o número de cães e gatos abandonados. Muitas famílias pegam a estrada e, ao contrário do casal de jovens que adaptou a motocicleta, simplesmente dispensam os peludos como se fossem trastes velhos.
No Brasil, mais de 30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas, de acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde. Vale lembrar que quem pratica negligência e maus tratos contra animais – e abandoná-los é um tipo de negligência – está sujeito a uma pena de até cinco anos de detenção, conforme a nova redação da Lei de Crimes Ambientais, sancionada em 2021. Os processos correm nas varas criminais e não mais nos juizados especiais.
De acordo com a comissão de bem-estar animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, a maioria dos cães abandonados pelos tutores não é resgatada, permanecendo sujeita à fome, exposição ao tempo, riscos de quedas, atropelamentos e brigas. Muitos animais morrem nos primeiros dias do abandono.
Cachorro pode andar de moto?
Nas fotos e vídeos que ilustram esta matéria, tecnicamente, os cachorros não estão andando de moto, apenas sendo transportados em reboque acoplado. Esta é uma diferença importante.
O Código de Trânsito Brasileiro não conta com um tópico específico sobre a permissão ou não do transporte de cachorros em motocicletas. No entanto, de acordo com o artigo 235, é proibida a condução de pessoas, animais ou cargas na parte externa dos veículos.
Um pouco à frente, o artigo 252 proíbe o transporte de pessoas, animais ou qualquer volume entre os braços e pernas do condutor do veículo. Com as interpretações destes dois artigos, as autoridades de trânsito concluem que não é permitido levar cachorros nas motos.
Deixando a lei de lado e pensando na saúde e bem-estar dos peludos, eles não devem andar de moto. Em primeiro lugar, o risco de quedas e traumas é muito grande. O cachorro fica exposto ao vento forte diretamente nos olhos, à chuva, ao barulho do motor, de buzinas, etc.
Tudo isso deixa o cachorro atordoado e, no médio prazo, pode prejudicar a saúde do animal. Além disso, é preciso considerar uma característica básica dos peludos: assim como os lobos, os cachorros são andarilhos. Eles preferem dar uma volta a pé em volta do quarteirão, por mais bonita e potente que seja a moto dos tutores.