7º lugar: cão dos Pireneus
Um cão adulto da raça mede 70 cm de altura e pesa 50 kg. Na França, alguns exemplares ainda são empregados para a guarda de rebanhos. Na América, o cão dos Pireneus é adotado principalmente como cão de companhia, em função do temperamento dócil.
Carinhoso, fiel e sempre alerta, é mais um exemplo de cão “familiar”. Apesar do temperamento independente, o cão dos Pireneus gosta de estar em bando e de brincar com crianças e adultos. O adestramento, no entanto, não é o seu ponto forte: dificilmente apreende comandos mais complexos: é um resultado da vida ao ar livre.
6º lugar: são bernardo
Na verdade, o são bernardo poderia figurar em diversos pontos do top ten dos maiores cães do mundo: os machos medem acima de 70 cm e pesam entre 54 kg e 90 kg. A raça foi desenvolvida para resgatar viajantes perdidos nas neves eternas dos Alpes suíços. Os cães da raça também são excelentes animais de guarda.
As missões de resgate originais eram formadas por quatro cães – e nenhum deles portava o barril de conhaque preso ao pescoço; eles apenas se aconchegavam às vítimas e latiam até que um grupo humano chegasse ao local. O barril surgiu em pinturas vendidas para turistas, no início do século XIX.