A origem do Buldogue Americano (ou American Bulldog) está ligada ao bulldog antigo da Inglaterra do século XVII, caracterizado por ter um corpo robusto e por sua valentia. Em função da proibição de rinhas e esportes que utilizavam o animal com violência, duas vertentes se estabeleceram. Na Inglaterra, o bulldog foi aperfeiçoado até ficar como o atual Buldogue Inglês. Já o Buldogue Americano tomou forma a partir dos buldogues levados para os EUA com imigrantes que se instalaram onde hoje fica a Geórgia.
Inicialmente, esta raça servia como cão de combate a animais selvagens. Ainda hoje, o Buldogue Americano é utilizado como protetor de fazendas e caça de animais. Estes cães fazem sucesso também em provas envolvendo trabalho, como carregamento de materiais.
Características – Padrões da Raça Buldogue Americano
Com pernas curtas e corpo atarracado, o Buldogue Americano conta com um peito amplo e cabeça grande e pesada, o que gera um aspecto que muitos consideram ameaçador. Além disso, o grande porte da raça contribui para a impressão de alerta e imponência.
O focinho de um Buldogue Americano deve ser quadrado e relativamente curto, entre 2 e 4 polegadas. A estrutura dos ossos é pesada e musculosa, o que garante grande força, principalmente nas pernas.
Aceitam-se as seguintes colorações para a raça: branco com tigrano, branco com caramelo ou apenas branco. Não são aceitos cães inteiramente coloridos, nem cães com “jarrete” ou com cabeça pequena em relação ao corpo. A ponta do nariz deve ser sempre preta, até em cachorros totalmente brancos.
Temperamento da raça Buldogue Americano
O comportamento do Buldogue Americano é tão conhecido quanto suas características físicas. O Buldogue Americano é fiel e amigável com os integrantes da família com quem ele convive, porém com desconhecidos ele costuma ser mais reservado e até arisco.
Nem pense em deixar dois cães do mesmo sexo juntos, pois o Buldogue Americano não suporta a presença de outros cachorros que não sejam do sexo oposto.
A raça possui forte instinto territorial, o que contribui para que os cães atuem como ótimos protetores. A combinação desse temperamento com a aparência robusta ajuda a amedrontar estranhos e possíveis invasores, caso os buldogues fiquem vigiando sua residência.
Desde que os cães da raça recebam treinamento de obediência, dificilmente eles atacarão estranhos, a não ser que estes provoquem os animais, que contam com uma índole admirável.
O contato com crianças deve ser sempre supervisionado. Mesmo gostando de crianças, o Buldogue Americano corre o risco de derrubá-las ou até machucá-las em pulos ou brincadeiras mais bruscas, em função de seu peso e de sua força.
Dicas e cuidados com a raça Buldogue Americano
Como os pelos do Buldogue Americano são curtos, você só precisa escovar a pelagem semanalmente para manter o cão limpo. Esta raça tende a ressonar e babar bastante, mas sem deixar um odor muito forte no ambiente.
Como eles são obedientes diante de um treinamento rigoroso, é possível deixá-los dentro de casa, pois eles podem ser ensinados a fazer as necessidades fora de casa. Lembre-se de que ele precisa de passeios constantes para gastar exercitá-lo e gastar energia.
Cães de grande porte como o Buldogue Americano também têm tendência a desenvolver alguns problemas de saúde, sendo displasia da anca a mais comum. Portanto, leve o seu bicho de estimação a consultas veterinárias regulares para checar se está tudo bem.