Mesmo com certa controvérsia em torno da origem do Springer Spaniel Inglês, a Inglaterra é considerada o país onde surgiu essa raça, que é a mais antiga dentre as representantes da família dos Spaniels, cujo desenvolvimento ocorreu na Espanha.

Raça Springer Spaniel Inglês – Características da raça, fotos e vídeos

Inicialmente, a raça Springer Spaniel Inglês era utilizada para a caça com falcão, esporte bastante popular entre os membros da nobreza na Idade Média. A tarefa dos exemplares da raça era localizar as presas com o auxílio de seu poderoso faro e levantar a caça para depois recolher a ave abatida.

Como o Springer Spaniel Inglês caçava tanto na terra quanto na água, ele passou a se popularizar por sua versatilidade, sendo inserido em lares como cão de companhia. Seu reconhecimento como raça independente só aconteceu em 1902 e foi a partir dele que os outros Spaniels foram desenvolvidos. Com a inserção de armas de fogo em caçadas, essa raça perdeu espaço como cão de caça, assim como foi substituído por muitas pessoas que preferiam cães menores em casa, como os Cockers, que tinham características semelhantes.

Características – Padrões da Raça Springer Spaniel Inglês

A raça Springer Spaniel Inglês possui exemplares esbeltos e com corpo forte. Esses cães têm tamanho médio, com tórax profundo, costelas arqueadas e dorso também arqueado (com músculos marcantes).

Raça Springer Spaniel Inglês – Características da raça, fotos e vídeos

A cabeça é proporcional ao crânio, além de ampla e profunda. O crânio possui tamanho médio, muito amplo e levemente redondo. Já o pescoço é longo, forte, sem papada e arqueado. Por sua vez, os olhos apresentam um aspecto de bondade e vivacidade, de tamanho médio e cor avelã escura. Enquanto isso, as orelhas são amplas, longas e caídas.

Os machos costumam ter de48 a51 cme peso entre 18 e23 kg, já as fêmeas medem aproximadamente48 cme pesam cerca de18 kg.

A pelagem é dupla e repelente a água e espinhos. O comprimento do pelo no corpo é mediano, podendo ser reto ou ondulado. Já os pelos nas orelhas, peito, barriga e membros são franjados e pesados. A coloração pode ser fígado e branco, preto e branco ou ainda uma dessas combinações acrescida do tom dourado.

Temperamento da raça Springer Spaniel Inglês

Apesar de ter um olhar tristonho para algumas pessoas, o Springer Spaniel Inglês é bastante ativo, com necessidade de espaço de sobra para correr. Por conta disso, não é recomendado ter um desses cães em um apartamento ou numa casa pequena e sem quintal ou pátio.

Raça Springer Spaniel Inglês – Características da raça, fotos e vídeos

O apego ao dono mostra que essa raça é afetuosa e companheira, além de muito dócil. Essas características, aliadas ao faro apurado, fizeram com que a raça se tornasse uma das mais usadas entre departamentos de polícia, que utilizam o Springer Spaniel Inglês para o farejamento de drogas. A vantagem da raça é que ela pode fazer as buscas sem assustar pessoas, logo, trabalham em aeroportos e outros lugares públicos.

O Springer também é um cão que depende muito da companhia do dono, não se adaptando a períodos longos sem atenção. Além disso, essa raça é marcante devido à forma de andar, uma vez que o Springer Spaniel Inglês apóia do mesmo lado a pata da frente e a traseira quando caminha devagar.

Dicas e cuidados com a raça Springer Spaniel Inglês

Os cuidados com a raça incluem escovações semanais e tosas mensais, conforme o crescimento do pelo. Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.

Também fique atento a sinais de problemas como displasia coxo-femural, infecções crônicas de ouvido (otites), problemas oculares, obesidade e principalmente a chamada Síndrome do Ódio, que é um distúrbio comportamental. Essa síndrome caracteriza-se pela alteração repentina no temperamento do animal, que começa a agir de forma radical, tendo surtos e atacando qualquer pessoa, uma vez que não reconhecem nem os próprios donos.

A qualquer mudança nos hábitos e no comportamento, leve seu Springer Spaniel Inglês a um veterinário de confiança, para que seu cão possa viver saudável por muito mais tempo.

Fotos da raça Springer Spaniel Inglês

Vídeos da raça Springer Spaniel Inglês

http://youtu.be/SWrWbjjTV6s

http://youtu.be/PHnZuVRoxBA

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here