Você está aqui: Home > Raças > Poodle – Características da raça, fotos e vídeos

Poodle – Características da raça, fotos e vídeos



Não se sabe ao certo se a origem da raça Poodle pode ser creditada à França ou à Alemanha. De qualquer forma, há duas certezas: a de que esta é uma das raças mais populares em todo o mundo e de que foi mesmo na França em que os cães da raça foram desenvolvendo os padrões aceitos hoje e onde sua popularidade foi estabelecida.

Na França os exemplares desta raça são chamados de Caniche, sendo que canard significa pato, em função da habilidade desenvolvida pelos Poodles há algum tempo, que era a de apanhar a caça aquática abatida na água e trazê-la até o caçador. Já na Alemanha estes cachorros recebem o nome de Pudel, que deriva-se da expressão pudelin, ou “jogar-se na água”.

Poodle   Características da raça, fotos e vídeos

Características – Padrões da raça Poodle

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia existem quatro tamanhos de Poodles, entre eles o Poodle Toy, que deve medir até 28 centímetros de altura, o Poodle Anão, que mede entre 28 e 35 centímetros, o Poodle Médio, cuja altura varia de 35 a 45 centímetros e o Poodle Grande, que pode medir de 45 a 60 centímetros.

Poodle   Características da raça, fotos e vídeos

Com relação às cores da pelagem há uma enorme variação delas e há controvérsias entre quais seriam as aceitas de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia e a Associação Cianológica do Brasil. A primeira estabelece como cores aceitas o preto, branco, abricó, cinza e marrom, enquanto que a segunda aceita as cores branco, preto, marrom, azul, cinza escuro, cinza claro, abricó e champanhe.

Ainda de acordo com a pelagem, a raça Poodle é uma das mais versáteis no que se refere à tosa, sendo que existem cerca de 50 tipos diferentes de corte.

Entre as doenças que podem afetar os exemplares da raça Poodle estão a otite, displasia e atrofia progressiva da retina.

Temperamento da raça Poodle

Em grande parte por causa da popularidade alcançada rapidamente pela raça é que os Poodles podem apresentar diversos desvios de temperamento, em função do trabalho de péssima qualidade de muitos criadores desonestos. Agressividade, latidos excessivos, desobediência e ciúmes excessivos de objetos são apenas alguns dos desvios possíveis.

Caso os Poodles sejam adquiridos de criadores responsáveis, no entanto, a história muda de figura, visto que eles são tidos como cães alegres, brincalhões, carinhosos e muitíssimo inteligentes, ficando apenas atrás dos Border Collies no ranking dos mais inteligentes.

Os Poodles costumam ser ainda muito obedientes, fiéis e companheiros, mas requerem donos firmes e persistentes, uma vez que sua inteligência pode fazer com que os exemplares da raça adotem comportamentos dominantes para conseguirem o que querem.

Dicas e cuidados com a raça Poodle

Para garantir que a pelagem do Poodle esteja sempre vistosa, saudável e brilhante é recomendável que ele seja escovado diariamente para evitar a presença de nós e que tome banhos e seja tosado regularmente.

Fotos da raça Poodle

Vídeos da raça Poodle

 

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

7 Comentários para “Poodle – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. esses poodles não são cachorros são gente fantasiadas no videos *-*…e são muitos legais kkkkk

  2. Richard disse:

    qual a raça e melhor , a Beagle ou o Poodle ?

  3. ARIANE disse:

    EU TENHO UMA POODLE TOY EU GOSTO MUITO DSELA E ELA E A QUER5IDA DAQUI DE CASA

  4. Fabiana disse:

    Eu tenho uma poodle aqui em casa que é a qwuerida daqui de casa.Ela é muito esperta,quando alguém toca a campainha ela começa a latir.Quem está lá de fora pensa que é um cachorro bravo,mas quando a pessoa entra pra dentro,ela sai correndo igual uma condenadae e se esconde debaixo da cama da minha mãe.Eu amo ela.

  5. RAYANE PRISCILA disse:

    A QUI EM CASA EU TENHO UM POODLE NÃO SEI QUAL NUMERO ELE É MAIS A QUI DE DI CASA ELE É O NUMERO UM ELE É MUITO ESPERTO E CIUMENTO QUANDO ELE ESCULTA O BARULHO DO CARRO OU DA MOTO ELE CORRE PRA CIMA ELE JÁ TENTOU ATE LIMPA A MOTO DO MEU IRMÃO COM OS CABELOS E FICOU COM A BOCA TODA PRETA E AI DE QUEM CHEGA PERTO DELA MAIS DE QUALQUER FORMA EU AMO ELE OU MELHOR NOS AMAMOS ELE .BEIJOS

  6. lucia maria lippi disse:

    Tenho 2 poodles só que o mais novinho é misturado (disseram q seria com Lhasa) pois é uma pelagem diferente do poodle sem mistura. Foi muito mal tratado e fiquei com ele, que tem 4 anos. Mas devido aos traumas que passou com relação ao banho principalmente, pois os ex donos não tinham a mínima noção de como tratar de um cãozinho novo, ele tornou-se avesso a banho,(a água de modo geral) e é difícil de tratar de dele. Muito desconfiado, ele não permite que eu o pegue no colo, ao contrário, ele é que se chega e se oferece para receber afagos e carinhos. Aceita bem mas não gosta do colo. Estou passando mais um sufoco da série de dar banho, pois já consegui a duras penas, combinava a tosadora, armava uma situação de laçá-lo pelo pescoço e com isso ele caminhava até o chuveirinho, quando ao receber os primeiros jatinhos de água ficava lânguido e calmo e permitia toda a higiene. Mas agora não tenho encontrado tosadora disponível, e pretendo comprar a máquina de tosa para eu própria fazer a higiene dele, que está com o pelo dando nó. Se puderem passar alguma informação poderão ajudar-me de alguma forma.
    Por mais carinho que lhe dê, atenções, demais cuidados, muita carícia, converso, explico, faço de conta que estou chorando e pedindo a ele para que deixe que lhe dê banho, ele ainda assim, se afasta e se esconde…
    Dou-lhe ossinhos, ração, franguinhos picados às refeições, ou diversifico com as latinhas de pasta de carne ou galinha, faço tudo nas horas certas… troco a água dos dois várias vezes ao dia, enfim, entendo que o amo muito, tanto quanto ao outro. Cheguei a chamar um ´psiquiatra de animais, e veio em minha casa e passou-me muitas explicações teóricas… mas??????
    não consegui progressos com a teoria.
    Grata e Feliz Ano Novo.
    Lúcia maria

  7. juçara disse:

    tenho uma poodle cor branca de espécie lavina gostaria de receber quai significado dessa palavra lavina

Faça o seu Comentário