É comum que, quando há uma cadela em casa, se tenha dúvidas sobre como agir e o que fazer durante o processo do cio ou uma possível gestação, além de não se saber ao certo se tudo o que ouvimos sobre o cio é verdade ou mito. Neste post esclareceremos algumas das dúvidas mais comuns da época de procriação dos cães.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

O que é o cio?

O cio é uma das fases do ciclo sexual da cadela, logo, é a fase propícia para procriação já que fora desse período, diferente dos machos, a fêmea não aceita a cobertura. O cio pode ser dividido em quatro partes:

Proestro: Dura nove dias, é a fase em que podem surgir inchaços na vulva e corrimentos.

Estro: É o cio propriamente dito, a fase em que a fêmea aceita o macho.

Metaestro: Período de gestação que dura entre 110 e 140 dias. Se a fêmea não tiver cruzado, esta é a fase em que se pode desenvolver a gravidez psicológica.
Anestro: Período pós-cio.

O início do cio pode ser identificado por, além do inchaço na vulva, sangramento e apresentação do comportamento um pouco raivoso. O ciclo sexual da cadela pode durar, em média, 15 dias, e se manifesta a cada 6 meses. A fêmea já pode acasalar a partir do primeiro cio, porém o recomendado é que isto só aconteça após o terceiro cio, quando o seu organismo estará amadurecido o suficiente para gerar seus filhotes. O primeiro cio ocorre normalmente aos primeiros 6 e 8 meses de vida, e é importante para as fêmeas aprenderem a fazer sua própria higiene lambendo-se com frequência, assim como os gatos.

Mitos e Verdades do Cio

Ao contrário do que alguns proprietários de cães pensam, a cadela no cio pode passear e tomar banho, não há nenhuma contra indicação. Apenas deve-se ter atenção para que um macho não faça a cobertura indesejavelmente. Não é preciso esperar a cadela entrar no cio ou ter filhotes para realizar a castração, a mesma pode ser feita a partir da sexta semana de vida da fêmea.

A castração traz diversos benefícios para a saúde da cadela, algumas delas são a erradicação da infecção no útero (doença grave que pode levar ao falecimento), redução de até 100% do câncer de mama, além de não interferir no crescimento e desenvolvimento da sua cadela. Castrar seu animal também não o deixará “lento” ou preguiçoso, a fêmea poderá apresentar esse comportamento após a cirurgia apenas enquanto estiver sob o efeito de anestésicos.


9 COMENTÁRIOS

  1. eu gostaria de saber se posso aplicar uma vacina anticoncepcional com a cadela no cio, vou castra-la, sendo que ela entrou no cio, eu tenho um macho e trabalho fora não tenho como ficar tomando conta 24hs, o que faço? por favor me ajude.

  2. Minha cadela faz quatro meses que ela pariu e ja esta no cio denovo
    Gostaria de saber quanto tempo ela ficara assim por que nao pretendo cruzala com nenhum animal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui