Os 6 melhores remédios para pulgas em cachorros

Conheça os melhores remédios para acabar com infestações de pulgas em cachorros.

Quais os melhores remédios para pulgas em cachorros? As pulgas não são apenas incômodas: elas são vetores de diversas doenças que prejudicam humanos, cachorros e outros pets. Além disso, alguns peludos são alérgicos às picadas e sofrem muito com o desconforto. Felizmente, alguns remédios eliminam estes insetos indesejáveis.

Todos os pets estão sujeitos a infestações de pulgas, que, quando adultas, alimentam-se exclusivamente do sangue de mamíferos. Existem mais de três mil espécies de pulgas – no Brasil, são “apenas” 60, mas este número é suficiente para causar grandes estragos.

Os 6 melhores remédios para pulgas em cachorros

Os melhores remédios para pulgas em cães

Relacionamos a seguir os melhores remédios para acabar com as pulgas em cachorros. Vale lembrar que a medicação deve ser reforçada de tempos em tempos e o ambiente também precisa ser desinsetizado, para garantir melhores resultados.

Os remédios antipulgas podem ter o efeito potencializado com o uso de coleiras. As mais vendidas em pet shops são as das marcas Leevre e Seresto e apresentam eficácia contra os insetos por até oito meses.

01. Bravecto

O princípio ativo é o Fluralaner, um composto da classe das isoxazolinas, substâncias com ação inseticida e acaricida. Ele age no sistema nervoso das pulgas e carrapatos, causando superexcitação, paralisia e morte.

O Bravecto começa a agir com rapidez, elimina as pulgas em oito e os carrapatos em 12 horas. Os cachorros (e também os gatos) ficam protegidos por 12 semanas, quando é necessário aplicar uma nova dose.

O produto é apresentado em comprimidos mastigáveis sabor fígado. Banhos e chuvas não interferem na ação antipulgas. O Bravecto pode ser aplicado em cadelas prenhas e lactantes (inclusive em collies, raça que costuma apresentar reações alérgicas a inseticidas).

Os cachorros podem tomar o remédio a partir de oito semanas de idade; em caso de dúvidas, é importante conversar com o veterinário. O Bravecto é indicado para cães de 2 kg a 40 kg.

02. Advantage Max 3

O produto, de uso externo, é indicado para o controle de infestações de pulgas e carrapatos, apresentando alta eficiência também contra mosquitos. O Advantage Max 3 mata os insetos adultos em até duas horas e continua prevenindo novas infestações por quatro semanas.

Todo o conteúdo da bisnaga pour-on deve ser aplicado na altura da nuca do cachorro, de acordo com a idade e o porte. Para os cães com mais de 10 kg, o produto deve ser aplicado ao longo da linha superior do tronco, em quatro pontos da cernelha à raiz da cauda. Se o tutor decidir usar o Advantage Max 3 depois do banho, é preciso esperar até que os pelos estejam secos.

O Advantage Max 3, que não deve ser aplicado em gatos, está disponíveis em bisnagas de 0,4 ml (para cães de até 4 kg), 1 ml (de 4 kg a 10 kg), 2,5 ml (de 10 kg a 25 kg) e 4 ml (cães acima de 25 kg).

03. Simparic

O produto possui ação inseticida e acaricida. O Simparic é apresentado em comprimidos mastigáveis. A ação inicial é rápida e a aplicação dura cinco semanas. O remédio elimina 100% das pulgas e carrapatos adultos presentes nos pelos dos cachorros e auxilia no tratamento da sarna demodécica, sarcóptica e otodécica.

O Simparic é seguro e pode ser usado em cachorros (e também em gatos) a partir de 1,3 kg. Com oito semanas, os filhotes já podem receber o remédio. O produto é apresentado em doses de 5 mg (cães de 1,3 kg a 2,5 kg) a 120 mg (cães de 40,1 kg a 60 kg).

O princípio ativo do Simparic é o Sarolaner, mais um composto da classe das isoxazolinas. Estudos realizados com centenas de cachorros demonstraram que o produto é seguro, podendo ser usado em qualquer época do ano. Cães portadores de dermatites que receberam o Simparic apresentaram melhora nos sinais da doença.

04. Nexgard

O remédio é apresentado em tabletes mastigáveis sabor carne, que devem ser dados aos cachorros uma vez por mês. O Nexgard protege contra pulgas, carrapatos e ácaros (é também um coadjuvante no tratamento das sarnas).

O produto é formulado com afoxolaner (isoxazolina) e milbemicina oxima, substância usada no combate a parasitas intestinais e bernes. A marca é a mais vendida no mundo, de acordo com informações do fabricante.

A ação atinge a máxima eficácia em oito horas e continua protegendo os cachorros por mais de quatro semanas. O remédio não provoca interações com outros medicamentos, como anti-helmínticos, antibióticos, analgésicos, etc.

05. Revolution

É um remédio de uso tópico formulado com selamectina, um parasiticida e anti-helmíntico que combate os insetos e previne as infecções que podem ser causadas por ácaros, pulgas e carrapatos, além de eliminar vermes intestinais.

O Revolution é apresentado em embalagens contendo uma ou três pipetas (pour-on) de 15 mg, 30 mg, 60 mg, 120 mg e 240 mg. O produto pode ser usado em cães e gatos de qualquer idade e peso. A aplicação deve ser feita na nuca do animal e renovada mês a mês.

O remédio não tem contraindicações. O Revolution deve ser aplicado sobre a pele seca do cachorro. Ele não é eliminado pelos banhos depois de ter sido absorvido, mas os animais não devem ser expostos à água por duas horas depois da aplicação.

06. Frontline Plus

O produto age contra pulgas e carrapatos e é um dos mais vendidos no Brasil. O Frontline Plus age em duas horas após a aplicação, matando 100% dos parasitas adultos e também elimina larvas e ovos, de acordo com informações do fabricante. Ele pode ser usado a partir de oito semanas de idade, inclusive em gestantes e lactantes. Outro produto da mesma linha, o Frontline Spray, pode ser aplicado inclusive em cãezinhos recém-nascidos, apresentando ação imediata.

O remédio é apresentado em pipetas, que devem ser aplicadas uma vez por mês nos cães e gatos. O Frontline Plus apresenta uma vantagem em relação a outros parasiticidas (inclusive o Frontline Top Spot): ele é formulado com metoprene, substância que impede a eclosão dos ovos de pulgas e carrapatos.

Os cuidados necessários com os cachorros

Muitas pessoas acreditam que pulgas e carrapatos vivem apenas em ambientes rurais, mas eles estão presentes também nas grandes cidades. Na verdade, estes insetos conseguiram se adaptar a todas as regiões tropicais e temperadas do planeta.

Outra inverdade é que as infestações por pulgas e carrapatos só acontecem em ambientes sujos ou mal conservados. Como os insetos estão presentes em qualquer lugar, inclusive nos parques e praças frequentados pelos cachorros, um único parasita levado para casa é suficiente para causar um grande problema.

Pulgas e carrapatos ficam só esperando para “pegar uma carona” e viajar tranquilamente para qualquer ambiente. Uma única pulga pode botar até 50 ovos por dia, enquanto uma fêmea de carrapato põe até cinco mil ovos em sua vida adulta.

O verão é realmente a estação das pulgas e, por isso, a atenção deve ser redobrada nos períodos quentes do ano. Mas, de qualquer forma, quando as temperaturas caem, estes insetos procuram locais mais fechados para se abrigar do frio.

O problema das infestações não está apenas nos cachorros. É preciso usar inseticidas em todos os ambientes, para eliminar os insetos hematófagos (sugadores de sangue, inclusive o nosso). Quando são encontradas pulgas nos peludos, apenas 5% da população está nos animais: 95% permanecem espalhados pela casa.

Também por isso, mesmo os cachorros e gatos que saem pouco de casa precisam ser tratados contra as infestações. Os tutores devem escolher a opção mais eficaz e prática e não descuidar das reaplicações dos remédios.

Além do incômodo, as picadas de pulgas e carrapatos podem causar doenças sérias. A mais comum entre cães urbanos é da Dape (dermatite alérgica a picadas de pulgas), que prejudica a saúde e a aparência dos peludos.

As pulgas podem ser vetores de vermes intestinais e chegam a causar anemias. Já os carrapatos são ainda mais nocivos: o carrapato-marrom transmite erliquiose e babebiose, que são fatais em muitos casos.

Você também vai gostar...