A pele dos cachorros é mais sensível do que a humana. Confira os melhores xampus.
Qual o melhor xampu para cachorros com a pele sensível? Nada melhor do que o cheirinho suave de um cachorro com o banho recém-tomado. Mesmo que alguns peludos possam contestar esta afirmação, faz parte das responsabilidades dos tutores manterem o bem-estar, a saúde e a higiene. Neste texto, apresentamos os melhores xampus para a pele sensível dos nossos melhores amigos.
Pele e pelos
A pele dos cachorros é constituída por duas camadas: epiderme e derme. Eles não apresentam a camada mais profunda, a hipoderme, rica em gordura, que caracteriza a pele humana. A estrutura menos espessa do que a nossa é protegida pela farta cobertura de pelos, que também necessitam de cuidados especiais.
A derme contém glândulas sebáceas, vasos sanguíneos e os folículos pilosos. Na base destes folículos, há pequenas papilas produtoras de queratina, a proteína fundamental para a formação dos pelos.
Nos cães, os fios crescem a partir de complexos de vários folículos. Um deles, o primário (ou “cabelo-guarda”), forma o revestimento exterior da pelagem, mais denso e comprido; os demais formam o subpelo, uma penugem que se espalha sobre a pele para proteção contra o frio e a umidade.
A epiderme dos peludos também é mais fina do que a humana. Desta forma, a pele canina é sempre mais delicada e sensível do que a humana, com exceção da trufa (a ponta do focinho) e dos coxins plantares, onde a pele se engrossa para cumprir funções específicas na locomoção e na detecção de cheiros e sabores.
Alguns pelos caninos são ainda mais sensíveis. Os folículos pilosos que os formam são mais profundos, em regiões com mais vasos sanguíneos e terminações nervosas. Eles constituem os cílios, os pelos da orelha externa e as vibrissas, que formam os bigodes. Estes fios apresentam maior sensibilidade, uma vez que são auxiliares dos sentidos dos cachorros.
Como escolher o melhor xampu para cachorro?
A raça do cachorro é determinante na hora de escolher xampus e sabonetes. No caso de cães sem raça definida (vira-latas), os tutores podem se orientar pelo tipo de pelagem. Pelos mais macios, como os do poodle, exigem produtos suaves, inclusive para evitar irritações.
Os tutores devem dar preferência às embalagens pequenas, de até 500 ml. Em vários sites, é possível encontrar frascos de até 20 litros: são mais baratos, mas o público-alvo é formado por pet shops e clínicas que oferecem banho e tosa. Compre produtos que possam ser consumidos em, no máximo, seis meses.
Existem xampus para raças específicas, assim como produtos indicados de acordo com a faixa etária dos peludos. A partir dos cinco ou seis anos de vida, os cães entram na terceira idade e passam a exigir cuidados especiais.
Os terriers, como o fox paulistinha e o yorkshire, apresentam pelos mais grossos e precisam de produtos para “amolecer” os fios. Mas os pelos dos yorkies são também mais longos e por isso requerem xampus que facilitem a escovação, tornando os fios mais elásticos. Em alguns casos, é indicado também o uso de condicionadores (inclusive leave-in).
Algumas raças caninas são mais suscetíveis à seborreia (escamação da pele). É o caso do pastor alemão, basset hound, cocker spaniel americano, golden retriever e setter irlandês. Existem xampus e sabonetes específicos para atenuar esta condição.
Já o springer spaniel, o fox hound inglês, o cane corso, o pastor australiano, o pastor belga malinois, o lhasa apso, o shar-pei e o yorkshire terrier, entre outros, são dotados de um número maior de glândulas sebáceas, que tornam a pelagem mais oleosa (outra condição determinante da seborreia). O ideal é intercalar banhos secos e de imersão e também há produtos cosméticos que reduzem a oleosidade.
Diversos peludos apresentam problemas específicos na pele: os cães de pelo longo são mais sujeitos ao desenvolvimento de dermatites e reações alérgicas. Há também os que apresentam maior propensão a otites, como os cães de orelhas grandes e caídas. É o caso dos cocker spaniels, basset hounds, bloodhounds, etc.
Os tutores podem experimentar xampus e sabonetes formulados com princípios herbáceos que ajudam a eliminar a seborreia, sem provocar ressecamento. O extrato de Aloe vera (babosa) é indicado para peles sensíveis, propensas a irritações (e coceiras).
Alguns cosméticos apresentam lidocaína na fórmula. A substância ajuda a eliminar a coceira e o inchaço na pele. O pantenol, por sua vez, suaviza a pelagem, elimina o frisado e proporciona brilho à pelagem.
Todos os cães estão sujeitos a infestações por pulgas e carrapatos e existem xampus específicos para combater estes parasitas, mas eles não podem ser usados cotidianamente. Vale o mesmo raciocínio para os colorantes, que realçam o brilho e a tonalidade da pelagem, mas são empregados apenas em competições e exposições.
Alguns produtos são ideais para o banho seco. Apresentados em pó, eles podem ser polvilhados na pelagem, mantidos pelo tempo indicado pelo fabricante e retirados com pente e escova. Eles são bastante úteis para reduzir o excesso de oleosidade.
Os cães de pelagem clara, como o maltês e alguns lulus da Pomerânia, shih tzus, lhasa apsos e pastores, podem aproveitar a hora do banho com xampus enriquecidos com filtros de proteção solar. Estes cães, aliás, não devem ser expostos ao sol sem proteção contra os raios ultravioleta.
Alguns produtos são indicados especificamente para algumas condições de saúde. Eles são coadjuvantes no combate a alergias e infecções bacterianas e fúngicas, mas devem ser usados apenas com a orientação do veterinário.
Lembre-se: os xampus e sabonetes para cachorros não apresentam sulfatos na formulação e, por isso, fazem muito pouca espuma. Isto não significa que eles não fazem nenhum efeito: a ideia de que, “se não espuma, não limpa”, apesar de muito difundida, não corresponde à realidade.
Não se deve usar xampus e sabonetes desenvolvidos para humanos nos cachorros. O pH destes produtos não é indicado para a pele e os pelos dos animais. Nem mesmo os artigos para bebês podem substituir, a não ser em “emergências” (um cachorro brincou na lama e não há produtos específicos em casa para banhá-lo).
Os melhores xampus para cachorros com pele sensível
• Pet Dermyl, produzido pela Vansil – é indicado para cães com dermatites, que se coçam muito e ficam com a pele irritada e avermelhada. O xampu é formulado com peróxido de benzoíla, que possui ação bactericida e reduz inflamações, infecções, coceira de descamação;
• Hydra Groomers Pro Neutro, da Pet Society – o xampu realça o brilho e a tonalidade dos fios. A fabricante desenvolveu uma linha completa, de acordo com a raça, tipo de pelo, idade e algumas condições específicas, como alergias e infestações;
• Cloresten Dr. Clean, da Agener – formulado com clorexidina e miconazol, duas substâncias com ação bactericida e antifúngica. O xampu ajuda na prevenção e combate de infecções e deve ser usado em conjunto com outros produtos receitados pelo veterinário;
• World Raças – é uma linha de xampus e condicionadores para cães de pelo longo. Os produtos são indicados de acordo com a raça (inclusive vira-lata). Apresenta eficácia na limpeza dos pelos, elimina a oleosidade excessiva e facilita o penteado, desembaraçando os fios. É formulado com óleo de macadâmia, silicone e proteína de trigo;
• Hipoalergênico, da Pet Essence – indicado para cães de pele sensível, sujeitos a dermatites e otites. O xampu limpa a pele sem retirar a oleosidade natural. É um dos que recebe mais comentários positivos nas pet shops online;
• Branqueador, da Ibasa – o xampu é indicado para cães de pelos claros. Limpa sem agredir a pele, removendo manchas e tornando os fios mais brilhantes, sem aparência de “encardido”. Para cães sensíveis, o próprio fabricante sugere a diluição em água, na proporção 4:1. Os resultados do branqueamento podem ser conferidos já no primeiro banho;
• Pelos escuros, da K Dog – os pelos pretos e castanhos podem ficar ressecados e embaçados, especialmente no verão. Este xampu pode ser usado em cães de pelo curto ou longo, deixando a pelagem mais brilhante;
• Banho a seco, da Ibasa – alguns cães não podem tomar banho por imersão, mas, durante a vida, todos os cachorros precisam de um banho seco de vez em quando. O produto pode ser usado em filhotes a partir de três meses e em convalescentes de cirurgias;
• Antipulgas, da Sanol – é uma das opções com melhor custo-benefício. Elimina parasitas com rapidez e oferece proteção por até 15 dias. Pode ser usado em conjunto com os produtos de costume. Os xampus da Sanol são conhecidos pela eficiência e também são produzidos sem parabenos nem petrolatos, além de terem garantia cruelty-free.