Cachorro de abrigo dá a pata a todos que passam por ele

Por: em

Ele queria ser adotado e, para convencer, sempre dava a pata a quem se aproximasse dele. 

Este cachorro encontrou uma maneira gentil de pedir atenção e carinho: ele dá a pata a todos os que se aproximam dele. De alguma maneira, ele sabia que precisava demonstrar amizade e lealdade, na esperança de que alguém decidisse levá-lo para casa. 

Seguir Cães Online no Facebook

O peludo teve de esperar um longo período, até encontrar uma família que quisesse adotá-lo, mas ele nunca modificou a estratégia: bastava que alguém se aproximasse do canil em que ele ficava confinado, para que ele estendesse a pata. É como se ele dissesse:

“Olá, tudo bem? Vamos ser amigos?”. 

cachorro-da-a-pata-a-todos-que-passam-por-ele

Os cumprimentos de Speck 

Speck passou um ano e meio dando a pata a todos os que chegavam perto deles – tanto funcionários, quanto visitantes do abrigo. Ele sabia que precisava chamar a atenção, para aumentar as chances de conquistar uma família. 

Pode-se dizer que Speck é o amor em pessoa. O costume de cumprimentar oferecendo a mão é milenar e, originalmente, era usado para demonstrar que o visitante estava desarmado, que não oferecia nenhum perigo. 

Este cachorro compreendeu, de maneira intuitiva, que devia se mostrar amistoso, gentil e camarada. Estas são as chaves para granjear amizades e, quem sabe, receber uma segunda oportunidade da vida. Speck precisava de uma vida normal, em família, a que todos nós temos direito. 

O cachorro foi resgatado nas ruas de Union Springs, sede do Condado de Bullock, no Alabama (sudeste dos EUA). Ele foi levado à Bullock County Humane Society, que rapidamente ofereceu os primeiros cuidados, porque Speck estava muito machucado. 

O peludo apresentava cicatrizes e ferimentos bastante perceptíveis no rosto e no tronco, causados provavelmente por maus tratos da antiga família ou mesmo de transeuntes que se sentem no direito de abusar de um cachorro abandonado. 

É possível também que Speck tenha se envolvido em muitas brigas com outros cães, na luta pela sobrevivência. No canil, ele nunca demonstrou ser agressivo, mas a dura realidade das ruas é bem diferente e muitas vezes nos obriga a gestos extremos. 

cachorro-da-a-pata-a-todos-que-passam-por-ele

Os ferimentos não depunham favoravelmente a Speck: um rosto com marcas visíveis de agressões e brigas certamente não é um bom cartão de visitas quando se trata de adoção. Os candidatos provavelmente presumiam que Speck era um cachorro briguento e encrenqueiro. 

Talvez por isso, ele tenha passado 18 meses no abrigo. Trata-se de um animal de porte médio para grande e ele ficou boa parte desse tempo restrito às gaiolas. Mesmo assim, sempre que alguém passava por perto, ele fazia questão de esticar a pata entre as grades e oferecê-la em um gesto de amizade e lealdade. 

A adoção 

O final feliz da história de Speck demorou, mas chegou. Durante esse tempo de espera, ele sempre oferecia a pata aos tratadores e visitantes. Era um gesto gentil e amoroso. O cachorro queria dar e receber carinho: ele queria uma família. 

cachorro-da-a-pata-a-todos-que-passam-por-ele

Nas páginas sociais da Humane Society, Desiray Miracle Winter, a diretora do abrigo, postou, referindo-se a Speck: “Tudo o que ele quer é que as pessoas o amem. Ele estende a mãozinha e só quer você o toque, segure a sua mão. É muito triste quando temos de nos afastar, quando termina a limpeza ou qualquer outra coisa que tenha nos levado à gaiola”. 

A vida dura nas ruas e no canil não conseguiram fazer Speck deixar de ser um cachorro doce, meigo e carinhoso. Ele sempre tem muita ternura para dar e só espera uma chance para fazer isso. Desiray afirma que “ele pode ficar com outros cachorros ou gatos, mas está determinado em receber o amor de humanos, de obter uma casa e uma família. O tamanho de Speck assusta, mas basta se aproximar e ele se deita no chão e oferece a barriga”. 

As postagens de Desiray, sempre acompanhadas por vídeos e fotos de Speck, acabaram atraindo a atenção de pessoas e instituições. Ele recebeu curtidas e comentários de milhares de internautas – e o mais importante é que os posts aumentaram as chances de encontrar uma família adotiva. 

Outro abrigo do Alabama, o Allie’s Hope for Paws Dog Rescue (resgate de cães “Esperança para Patas” de Allie), retransmitiu os vídeos e fotos de Speck. O abrigo de Allie fica em Gadsden, cidade maior que Union Springs; isso poderia aumentar as chances do cachorro. 

cachorro-da-a-pata-a-todos-que-passam-por-ele

Uma família de Gadsden viu as imagens e se interessou pelo cachorro. Finalmente, depois de 18 meses de espera, Speck foi adotado. Ele está vivendo na zona rural da cidade, em uma fazenda de mais de 80 mil metros quadrados. Além dos pais, Speck ganhou também mais dois irmãos de quatro patas. 

A diretora da Humane Society comemorou a adoção de Speck, dizendo que toda a equipe do abrigo está muito animada. Speck, com o hábito carinhoso e gentil de dar a pata, mostrando amizade, não apenas foi adotado, como também chamou a atenção para outros animais do abrigo, que recebeu doações de medicamentos e alimentos. 

Speck transformou-se de um animal machucado, negligenciado e mal cuidado em um garoto-propaganda da Humane Society. As imagens do animal dando a patinha sensibilizaram milhares de internautas e chamaram a atenção para a causa dos animais abandonados. 

Este peludo, no entanto, nem sequer imagina que se tornou um herói para os seus colegas de abrigo. Ele está apenas feliz com a nova família, livre para correr e brincar, pronto para ser amado e para dar amor. Para quem quer saber, Speck continua cumprimentando com a pata. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News